A Space X é o futuro das viagens espaciais e isso inclui, o turismo espacial e a colonização de outros planetas, embora a missão seja complexa. A empresa tem demonstrado sua capacidade ao lançar foguetes que poderão ser reutilizados, já que esse era o grande problema financeiro gerado pelos envios de foguetes ao espaço, não poder usá-los novamente.
Nesse artigo procuramos entender um pouco mais sobre essa empresa, seu fundador e os projetos para o futuro.
O que é a empresa Space X?
A Space X é uma empresa de serviços e sistemas aeroespaciais, a primeira do seguimento a ser totalmente financiada por capital privado, ou seja, não faz parte de nenhum programa aeroespacial controlado por um Governo.
![O que é a empresa Space X?](https://rendabrasileira.com/wp-content/uploads/2022/05/O-que-e-a-empresa-Space-X-1024x666.jpg)
Fonte/Reprodução: original.
Sua principal missão é viabilizar viagens comerciais ao Espaço e pretende em um futuro próximo colonizar Marte.
Qual à origem da Space X?
A Space Exploration Technologies Corp., conhecida por Space X, iniciou suas atividades em 2002 nos Estados Unidos, um empreendimento que nasceu com o compromisso de revolucionar as tecnologias aeroespaciais, e trazer soluções, principalmente, para os elevados custos de viagens desse porte.
Quem criou a Space X e quem ele é?
A Space X foi criada por Elon Musk, um bilionário empreendedor sul-africano, formado em Economia e Física pela Universidade da Pensilvânia nos EUA. Musk se mantêm a frente dos projetos da empresa e é fundador e co-fundador de outros empreendimentos como a Tesla Motors, Neuralink, Solar City e também é vice-presidente da OpenAI.
Qual a missão da Space X?
O objetivo principal da companhia é levar a humanidade a Marte, para isso ela vem trabalhando em tecnologias e desenvolvendo transportes espaciais que possam ser reutilizados, assim poupando muitos recursos e permitindo maiores investimentos, além disso, a empresa trabalha em uma rede de internet global, permitindo o acesso à rede em qualquer lugar do mundo.
Quais as contribuições da Space X ate agora?
As principais contribuições da empresa para o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, são a Família de trasportes espaciais Falcon e a capsula Dragon.
![Quais as contribuições da Space X ate agora?](https://rendabrasileira.com/wp-content/uploads/2022/05/Quais-as-contribuicoes-da-Space-X-ate-agora-1024x666.jpg)
Fonte/Reprodução: original.
Com eles a empresa foi a primeira a conseguir orbitar à Terra com financiamento totalmente privado, conseguiu enviar provisões para a Estação espacial Internacional, e alcançou também o ponto mais alto da nova corrida espacial, trazer de volta o foguete e fazê-lo pousar novamente na estação de lançamento, para assim reutilizá-lo em outras viagens, esse é sem dúvida o maior avanço, já que possibilita uma grande economia de recursos.
Outra importante contribuição é o projeto Starlink, que por uma plataforma de satélites de baixo custo da empresa espalhados pela órbita da Terra, quer levar conexão com a internet aos lugares mais remotos do planeta, permitindo assim o acesso à rede em qualquer lugar do mundo.
Quais os projetos para o futuro?
Os projetos da empresa para o futuro são muito promissores, de acordo com Elon Musk, a Space X vai levar humanos a superfície de Marte antes do final desta década, e já quer iniciar o turismo espacial em 2023, levando pessoas comuns a passeios em volta da Lua, em um projeto chamado Dear Moon.
Ainda pretende ampliar o envio dos satélites da Starlink para concretizar a globalização da conexão com a internet.
O futuro chegou, atividades espaciais somente vistas em filmes de Hollywood, estão se tornando comuns com a Space X, o retorno a Lua, a chegada do homem ao planeta vermelho e várias outras pesquisas e tecnologias que antes eram vistas como improváveis em pouco tempo já estão fazendo parte dos domínios da humanidade.