Como e definido um feriado?

0 82

Você sabe como é definido um feriado aqui no Brasil? São vários os tipos de feriado, que podem ser homenagens ou então comemorações. O fato é que eles são muitos e dividem opiniões, pois para alguns, a quantidade que temos é exagerada, para outros, essas datas são oportunidades, seja para os negócios ou simplesmente descansar.

Goste ou não, eles estão presentes em nosso cotidiano e afetam nossas vidas. Mas, como é definido um feriado? Qual a sua origem? Para que serve? Vamos aprender mais sobre esses temas a seguir. Confira!

O que é e qual o significado de um feriado?

Um feriado é definido como uma data não útil, determinada pelas autoridades para comemorar algo relacionado a uma determinada classe, que pode ser religiosa, política ou então trabalhista. Os feriados podem ser exclusivos do município, estado ou afetar o país inteiro.

O que é e qual o significado de um feriado?
Feriado.
Fonte/Reprodução: original

Cada feriado tem uma história e um motivo para acontecer, como o Natal, que é comemorado no dia 25 de dezembro e representa o nascimento de Jesus Cristo. Já outros feriados mudam de data ano a ano, como é o caso do carnaval ou da páscoa.

Para que serve o feriado?

Um feriado serve para comemorar determinado evento ou então homenagear alguém. O feriado nacional 21 de Abril, por exemplo, ocorre para homenagear Tiradentes, um dos grandes símbolos da inconfidência mineira. Já a páscoa celebra uma ocasião, o renascimento de Jesus.

Qual a origem dos feriados?

Related Posts

Não é de hoje que os feriados são celebrados, pois antigamente, eles já tinham sua importância e podiam celebrar a passagem do tempo, ou comemorar alguma ocasião muito importante. A forma de como são comemorados os feriados variava de povo para povo. Os Romanos, por exemplo, ligavam os seus feriados às divindades adoradas por eles, mas também costumavam criar essas datas em homenagem aos imperadores que já tinham falecido.

Já na Idade Média, era comum que houvessem feriados carnavalescos antes do início da quaresma. O primeiro feriado de natureza civil ocorreu na revolução francesa, com o feriado de 14 de julho, onde é comemorada a queda da bastilha.

Como é definido um feriado?

A forma de como é definido um feriado ocorre pelas autoridades do país ou estado em questão, pois são os governos que podem decidir se aquela data pode ou não ser considerada como um dia não útil.

Como é definido um feriado?
Definir feriado.
Fonte/Reprodução: original.

Aqui no Brasil, por exemplo, os feriados são estipulados por leis, sejam eles nacionais, estaduais ou então municipais, e podem ser de origem religiosa ou então civil. É considerado feriado aqui no Brasil todas as datas que estão registradas de acordo com a lei, além dos domingos. Atualmente, temos nove feriados nacionais e sete pontos facultativos federais. Mas feriado e ponto facultativo são a mesma coisa? Bom, vamos descobrir.

Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?

Existe diferença entre ponto facultativo e feriado? Sim, enquanto o feriado é obrigatório e as empresas devem liberar seus funcionários, no ponto facultativo isso não ocorre, pois é algo opcional. Na maioria das vezes, o ponto facultativo ocorre em algumas datas comemorativas, ou então, que foram importantes para a história. Porém, não constam no calendário oficial de feriados. O ponto facultativo é mais comum para funcionários públicos, pois no setor privado, cabe ao dono da empresa decidir se os funcionários irão ou não trabalhar naquela data.

Como vimos, os feriados são importantes e têm uma função importante na sociedade, já que não indicam apenas uma folga do trabalho, pois cada data carrega consigo uma história. Entender como é definido um feriado é necessário para a compreensão de como são tomadas certas decisões aqui em nosso país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.