O que é datilografia?

0 157

Muito antes do computador surgir o digital tomar conta, a datilografia e as máquinas de datilografia eram muito utilizadas nos centros empresariais para redigir documentos e auxiliar no dia a dia de trabalho. 

Com o avanço da tecnologia essas máquinas e essa técnica de se utilizar uma máquina para escrever foi perdendo espaço no mercado. Quer saber mais sobre a datilografia? Continue a leitura e descubra

O que é a datilografia?

A datilografia é a técnica de se escrever com máquina. Diferente da escrita manuscrita em que precisamos de caneta, lápis e papel para fazer os movimentos a mão, na datilografia precisamos apenas pressionar botões com letras que serão gravadas em um papel, no caso da máquina de escrever ou aparecerão em uma tela, no caso do computador.

O que é a datilografia?
Para que serve a datilografia.
Fonte/Reprodução: original.

Mesmo com o avanço da tecnologia o posicionamento das letras no teclado das máquinas conhecidas hoje como QWERTY continuaram nos teclados dos computadores, e com o tempo essa habilidade de escrever rapidamente sem olhar para o teclado foi sendo desenvolvida pelos profissionais. 

Para que serve a datilografia?

A técnica de escrever recorrendo a uma máquina recebe o nome de datilografia, que tem a serventia de escrever textos, documentos, outros materiais que podem ser desenvolvidos através da escrita.

Por muito tempo as máquinas de datilografia foram usadas em grandes empresas, órgãos do governo e até hoje são utilizadas em pequenos povoados para redigir os textos utilizados. 

No Brasil, até meados da década dos anos 80, as máquinas de datilografia detinham grande fatia do mercado nacional, com fábricas que produziam até 20 mil máquinas por ano, como a da Olivetti em Guarulhos, na grande São Paulo. 

Qual era a função da datilografia?

A função da datilografia é ser um equipamento mecânico usado para escrever. A máquina possui teclas que quando pressionadas imprimem no papel as letras, símbolos e números, dando maior habilidade e agilidade ao redigir um texto, um documento ou qualquer outro material feito com base na escrita. 

Qual o significado de datilografia?

De acordo com o dicionário, o significado de datilografia vem do fato de redigir com máquina de escrever, ou escrever à máquina. Dessa forma a escrita mecânica proporcionada pelo ato de escrever com uma máquina recebe este nome. 

Quando a datilografia acabou?

Já no final do século XX, percebemos que a máquina de datilografia vem sendo substituída gradativamente pelos computadores domésticos com seus processadores e novas funções inovadoras para a época. Com isso as máquinas foram perdendo espaço no mercado, nas grandes repartições e nos lares pouco a pouco. 

O que substituiu a datilografia?

Com o avanço da tecnologia, as máquinas de datilografia foram substituídas pelos computadores, que tinham uma capacidade muito maior que as máquinas, além de recursos mais funcionais para os usuários. Em algumas repartições nos Estados Unidos as máquinas de datilografia ainda eram utilizadas para redigir alguns documentos importantes.

O que substituiu a datilografia?
O que substituiu.
Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, o hábito de escrever em máquinas de datilografia vem sendo ressuscitado por culturas urbanas que resgatam elementos retro para se expressar na sociedade atual tão desenvolvida com a tecnologia e a rapidez na comunicação. 

Ainda no Brasil existem máquinas de datilografia que são fabricadas em formato não elétrico, como no caso da Olivetti, que chegou a ter uma fábrica no país e encerrou suas atividades em 1996, escalonando sua produção de máquinas para o méxico, que seria capaz de atender a baixa demanda de produção. 

Conhecer um pouco mais sobre a datilografia, nos faz perceber o quanto já avançamos na tecnologia e em como a internet segue sendo um elemento veloz para trabalhar e produzir textos com muito mais rapidez e de maneira mais prática e fácil para seus usuários. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status