O que é o CEP?

0 388

O CEP é um elemento importante em um endereço, pois é através dele que conseguimos localizar o endereço para entregar as correspondências aos seus destinatários.

O conjunto de números criado pelos correios para facilitar a identificação de localidades possui informações importantes do endereço de quem recebe a correspondência, mas qual é a origem do CEP? Para que ele serve de fato? Continue a leitura para saber mais.

O que significa o CEP e qual a sua origem?

A sigla CEP significa “Código De Endereçamento Postal”, e foi criado pelos Correios no ano de 1972, inicialmente com cinco números. Hoje, a quantidade é de 8 números e cada um deles possui um significado diferente.

O que significa o CEP e qual a sua origem?
Para que serve o CEP.
Fonte/Reprodução: original.

No Brasil, as divisões postais são divididas em 10. Dessa forma, o primeiro número de cada CEP representa um estado do país.

Na sequência, o segundo número do CEP representa a sub-região, o terceiro o setor postal, o quarto o sub setor postal, o quinto o divisor de sub setor postar e os três últimos são os identificadores de distribuição.

Para que serve o CEP?

Criado pelos Correios, o CEP tem a função de facilitar a entrega e a separação das correspondências para os destinatários, o que torna um elemento importante no endereço quando vamos enviar para alguém alguma encomenda.

Como é escolhido o CEP de cada lugar?

A escolha do CEP de determinada localidade não é feita de maneira aleatória, mas sim seguindo um critério adotado pelos Correios, a começar pelo primeiro número que corresponde a sempre a uma das dez regiões do país.

Como é escolhido o CEP de cada lugar?
Escolhendo o CEP.
Fonte/Reprodução: original.

Dessa forma, esse primeiro número indicará a qual cidade a correspondência deve ser encaminhada. Depois disso, os outros números darão sequência para se saber onde especificamente na cidade onde de destino será entregue a correspondência.

Por isso os números que vem a seguir correspondem às cidades ou as áreas dessa cidade, conhecidas como sub-regiões, setor que auxilia ainda mais na localização do destinatário; o subsetor, que filtra um pouco mais a localidade, onde os cinco primeiros dígitos já dizem respeito a qual cúpula dos Correios aquela correspondência se destina; e por fim, os indicadores de distribuição, que representarão as localidades e unidades dos correios dentro do município.

Qual a região postal de cada estado para definir o CEP?

A região postal de cada CEP é o primeiro passo para localizar onde a correspondência será entregue, e os Correios fizeram a divisão em 10 regiões postais, identificada logo no primeiro número a cidade de destino. Confira:

  • Região 0 – Grande São Paulo;
  • Região 1 – Interior de São Paulo;
  • Região 2 – Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • Região 3 – Minas Gerais;
  • Região 4 – Bahia e Sergipe;
  • Região 5 – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte;
  • Região 6 – Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima;
  • Região 7 – Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia;
  • Região 8 – Paraná e Santa Catarina;
  • Região 9 – Rio Grande do Sul.

Essa é a divisão feita pelos correios para o CEP de cada região.

Como saber o meu CEP?

Para localizar seu CEP, você pode usar algumas ferramentas. No site dos correios, ao digitar o seu endereço e deixar o campo “CEP” marcado em “TODOS”, você será redirecionado para a página de “dados encontrados com sucesso” onde certamente o seu endereço será localizado.

Também é possível fazer a busca com o aplicativo. Basta colocar seu endereço no campo de busca.

E para buscar no Google Maps, é só inserir o endereço e clicar em “buscar”, para localizar o endereço. Se for um imóvel comercial, é possível fazer a busca pelo nome do estabelecimento.

A mecânica no buscador Bing é similar a do Google, basta colocar seu endereço no campo de busca do Bing Maps e buscar.

Agora que você sabe mais informações do CEP, comunique seu endereço com a numeração, pois ela ajuda na localização do destinatário e facilita na separação das encomendas para serem entregues.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status