Você sabia que a cartografia está diretamente relacionada aos mapas, as imagens de satélite, o GPS, programas e ferramentas de geoprocessamento?
A arte de produzir e estudar os mapas já está a milhares de anos na sociedade e com o tempo o aprimoramento foi tornando esse estudo ainda mais completo. Conheça o que é a cartografia e suas propriedades na leitura a seguir.
O que é a cartografia?
A cartografia é o estudo e a produção de mapas e outros produtos do gênero cartográfico, como as cartas, croquis, e plantas e através desse estudo temos a representação do espaço geográfico.
Para fazer essa representação, o estudo é composto de diversas estratégias para que se consiga reproduzir o espaço, ou um fragmento dele, ou até mesmo algumas de suas propriedades em uma escala menor.
Para que serve a cartografia?
A cartografia serve para ajudar nos deslocamentos, como no caso das bússolas, mapas e Gps, também serve para localizar grandes extensões territoriais como países e cidades e pontos mais estratégicos, como bairros e ruas.
Com as estratégias utilizadas no estudo da cartografia, ainda é possível estudar o espaço físico e suas propriedades, entre elas o relevo, a hidrografia, como os solos são distribuídos, os biomas e seus limites e onde estão localizados, além de acesso às informações geográficas, que influenciam na tomada de decisão por parte dos órgãos governamentais para o planejamento de meios de transporte, facilitando a mobilidade urbana, além de como à terra será dividida e utilizada.
Qual é o conceito de cartografia?
Os conceitos de cartografia estão relacionados aos mapas, as reproduções de um espaço uma escala menor, a escala cartográfica, que tem a ver com as proporções da superfície de acordo com o que está no mapa e suas proporções reais que são calculadas de maneira linear.
As coordenadas geográficas também estão relacionadas à cartografia, uma vez que é possível indicar a localização de algo através de valores numéricos, conhecidos como latitude e longitude, muito estudadas nos anos escolares.
Por fim, as projeções cartográficas representam a superfície plana da Terra com base em paralelos e meridianos, linhas verticais e horizontais imaginárias de maneira perpendicular e onde se projetam podendo se dividir em três formas: cônica, cilíndrica, plana.
Quais os ramos da cartografia?
Os ramos da cartografia podem ser divididos em: cartografia hidrográfica, responsável por mapear os rios, mares, oceanos, lagos e rios, cartografia topográfica que se destina a superfície terrestre para análise e a de base, onde as informações espaciais são coletadas comprovando ocupações e interferências agressoras de uma determinada área.
Qual a origem da cartografia?
A origem desse estudo tem início no ano de 2500 a.C. quando os Sumérios produziram o primeiro mapa que se tem conhecimento. Esse mapa foi feito a partir de uma placa de barro aquecida e nela havia algumas escritas conhecidas entre os sumérios que representava um lado da região mesopotâmica.
Estima-se que muito antes desse ocorrido, conceitos primitivos de cartografia já eram utilizados pelo homem, que já traçava suas rotas com inscrições em rochas e pinturas para se localizar.
Quais são os tipos de cartografia?
O estudo da cartografia pode ser dividido em dois tipos: O primeiro é a temática que está relacionada à confecção dos mapas levando em consideração as informações geográficas, além de outros fatores como sociais, econômicos e demográficos, conhecida também como cartografia geográfica.
O segundo tipo de cartografia é a sistemática que apresenta os aspectos físicos coletados da superfície da Terra, com isso as informações podem ser usadas de acordo com o tempo em determinadas estratégias.
Conhecer sobre a cartografia nos ajuda a entender como as ferramentas de localização são construídas e em como suas propriedades são decisivas para estabelecer todas as informações que precisamos com maior precisão e objetividade.