É possível alterar a sua Assinatura Eletrônica (aquela senha utilizada para aprovar transações financeiras no aplicativo da Caixa Econômica Federal através do próprio aplicativo!
Essa alteração pode se dar porque você esqueceu a sua assinatura definitiva, porque mudou de aparelho celular, ou porque você teve algum problema com a sua conta Caixa — ou até mesmo com a própria Assinatura Eletrônica!
O processo é simples e rápido, e com a Assinatura Eletrônica Caixa você pode autorizar uma série de transações e serviços disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.
Como alterar a Assinatura Eletrônica Caixa?
Para alterar a sua Assinatura Eletrônica Caixa é necessário ter acesso ao aplicativo CAIXA ou a um terminal de autoatendimento. Caso opte por realizar a alteração no próprio app, é necessário ir ao terminal após as configurações necessárias no próprio aplicativo para que a nova Assinatura Eletrônica seja desbloqueada.

No aplicativo CAIXA, há uma seção nas configurações do internet banking que permite acessar as configurações com relação aos acessos e às senhas da própria conta, e assim modificar a Assinatura Eletrônica ou até mesmo registrá-la propriamente.
Como realizar a alteração da Assinatura Eletrônica na agência da Caixa Econômica
Caso decida realizar essa mudança direto na agência, uma Assinatura Eletrônica provisória será disponibilizada pelo gerente da própria agência e você terá de inseri-la no próprio aplicativo para depois substituir pela Assinatura Eletrônica definitiva desejada.
É importante salientar que a Assinatura Eletrônica Provisória, disponibilizada pelo gerente da agência física visitada, só tem validade de quinze dias úteis, e após o vencimento dela é necessário retornar à agência e solicitar outra para adquirir outra Assinatura Provisória e assim, enfim, ser feita a alteração para uma Assinatura Eletrônica definitiva.
O que é a Assinatura Eletrônica Caixa?
Se trata de uma senha utilizada para autorizar transações financeiras de maneira geral, e sempre será solicitada quando forem realizadas transações, transferências e qualquer atividade que envolva a autorização de pagamentos. Ela é extremamente importante para a evitar fraudes em seu nome, ou até mesmo que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua conta.

A Assinatura Eletrônica pode ser cadastrada tanto no autoatendimento das agências físicas da Caixa Econômica Federal, como no aplicativo (sendo necessário o desbloqueio no autoatendimento depois).
Como é cadastrada a Assinatura Eletrônica Caixa?
Através do aplicativo da Caixa acesse a opção “Senhas e configurações”; selecione a alternativa “Senhas e acesso” e escolha “Assinatura eletrônica”.
Após selecionar a Assinatura Eletrônica, selecione “Cadastrar assinatura” e se atente aos termos e condições. Caso o termo não esteja disponível, é necessário ir a uma agência solicitar ao gerente a exclusão da Assinatura Eletrônica anterior.
Confirme a Assinatura Eletrônica escolhida, é só ir até um terminal de autoatendimento e desbloquear a Assinatura Eletrônica com o seu CPF em “outros serviços” e “senhas e validações de acessos”.
Como alterar a Assinatura Eletrônica Caixa pelo App?
Em caso do seu cartão de crédito não possuir chip, ou você ter recebido a Assinatura Eletrônica provisória, é possível alterá-la através do aplicativo.
No aplicativo, selecione “Senhas e configurações”; depois “Senhas e acesso” e selecione “Assinatura eletrônica”. Escolha qual conta deseja alterar a assinatura, utilize a assinatura provisória (disponível por apenas 15 dias úteis) e realize o cadastro de outra Assinatura Eletrônica de sua preferência.
Caso não tenha mais acesso à Assinatura Eletrônica definitiva, será necessário retornar a agência mais próxima e solicitar outra assinatura provisória para repetir o processo.