Conhecer o que é o planejamento estratégico e saber a forma de construir um, é o que diferencia as empresas bem sucedidas do mercado. Além de promover maior profissionalismo internamente, o conceito aplicado corretamente traz melhorias constantes para a companhia.
Entretanto, apesar de toda a importância do planejamento estratégico, percebe-se que muitas empresas ainda não investem na formação dessa etapa. Por isso, confira aqui neste artigo, como esse recurso pode mudar o andamento de qualquer companhia e fazer com que ela atinja altos níveis no mercado.
O que é planejamento estratégico?
Neste começo, cabe explicar o que seria planejamento estratégico. Como o próprio nome sugere, este recurso é o que mostrará quais passos a empresa precisa seguir para alcançar a estabilidade dentro de suas possibilidades.
Esses passos se mostram por análises do contexto, tanto que a empresa se encontra e como que o mundo a vê. Com essa parte definida, a companhia cria objetivos de longo e curto prazo para manter o ritmo escolhido para crescer no mercado.
Qual é a importância do planejamento estratégico?
Com a definição de planejamento estratégico em dia, nota-se que a importância de investir nessa etapa é justamente proporcionar tanto uma boa organização para os trabalhos de maneira geral, como induzir as companhias à melhorar a qualidade de seus serviços para atender a demanda do cenário mundial.
O planejamento estratégico se divide em algumas etapas de extrema importância. Perceberá que a última é a mais importante mas depende da compreensão das primeiras para que sua execução seja mais bem feita. Dito isso, vamos lá.
Quais são as etapas do planejamento estratégico?
A primeira etapa é chamada de Missão, visão e valores. Neste ponto, é necessário estabelecer o motivo da existência da companhia, o nível que ela quer chegar e o que ela não negocia por dinheiro nenhum (princípios éticos como honestidade e afins).
A segunda etapa é a análise de fatores, que se caracteriza por investigar como fatos internos e externos influenciam nas atividades que a companhia exerce. Essa etapa divide- se em duas partes: análise SWOT, que foca exclusivamente nos fatores internos e externos da empresa, e a análise PESTEL, tem foco exclusivo nos externos como políticos, tecnológicos e afins.
A terceira etapa é a definição dos objetivos e metas com a formação de um plano de ação. Geralmente, essas duas ficam em tópicos separados, mas creio que é interessante juntar as duas justamente para verificar se com as metas e objetivos estabelecidos, é possível utilizar o plano de ação desejado e verificar a eficiência de ambos.
Por fim, a quarta etapa é a medição e análise dos resultados obtidos. Como dissemos, a última etapa é a mais importante justamente porque se ela apresentar dados não positivos, será necessário revisar todo o planejamento montado.
Como o planejamento estratégico pode auxiliar uma empresa?
Se para uma pessoa somente, o planejamento estratégico já faz total diferença, imagine para uma empresa. Além de proporcionar maior organização, a aplicação correta desse conceito vai proporcionar um maior aproveitamento dos recursos que a empresa dispõe para investimentos.
Outro benefício que se observa em empresas que usam de planejamento estratégico é justamente o maior tempo de alta performance que elas mantêm no mercado. Por fim, o último benefício da aplicação do conceito é a maior segurança nos objetivos da empresa.
Quais são os principais fatores que devem ser considerados no planejamento estratégico?
Para finalizar, vamos abordar sobre os 5 pontos que precisam se levar em conta para montar o planejamento estratégico. O primeiro deles é ter clara noção do público que a companhia presta serviços. O segundo é bem próximo, já que é entender como o mercado atual se comporta e quais são as demandas dele.
O terceiro fator é justamente os lucros desejados pela empresa. Esse fator mexe diretamente com o quarto, que são os investimentos tanto em materiais para melhorias dos serviços como em pesquisa de bons fornecedores.
Por fim, todos fatores anteriores se conectam com o quinto ponto, que são os objetivos de organização da empresa, que mexe diretamente com as metas da companhia e o comportamento dela a longo prazo.
Espera-se que a partir de todo texto você consiga saber a importância de um planejamento estratégico juntamente de sua definição. Compartilhe o artigo para ajudar na divulgação da informação e sempre que precisar de mais conhecimentos sobre o mundo financeiro, retorne para este site.