O investimento fixo é uma modalidade de investimento muito popular entre a categoria dos investidores, visto que conta com rendimentos estáveis e é muito mais seguro. Além disso, essa modalidade não exige altas quantias, a partir de R $100,00, já é possível investir em uma renda fixa.
Esse tipo de investimento é feito quando não temos um valor reserva para emergências. O investimento fixo tem esse nome por contar com uma rentabilidade previsível e que pode ser fixada em uma porcentagem mensal, taxa Selic, CDI ou outro.
Já que o investimento fixo está tão em alta atualmente, separamos neste post algumas informações pertinentes sobre essa modalidade de investimento. Conheça quais as vantagens, desvantagens e diferentes tipos de investimento fixo a seguir!
O que é investimento fixo?
Essa modalidade de investimento pressupõe uma previsibilidade financeira da sua renda, garantindo mais segurança em termos de riscos e de retorno. Assim, o investimento fixo é ideal se você está começando nesse universo e quer dar os primeiros passos.
Com esses rendimentos previsíveis, você pode montar a sua base de patrimônio de forma assertiva, sem se preocupar em correr riscos, como no caso de outras modalidades de investimento.
Quais são os principais tipos de investimento fixo?
Atualmente, temos uma variedade de aplicações de investimento fixo para darmos início. São elas:
- Letra de Câmbio;
- CRI/CRA;
- Debêntures;
- Poupança;
- CDB;
- LCA e LCI;
- Tesouro direto.
Esses tipos de investimento fixo são tanto de origem privada, como no caso de algumas instituições financeiras, quanto de ordem pública, como é o caso da aplicação no Tesouro Direto.
Quais são as vantagens e desvantagens do investimento fixo?
Do mesmo modo que qualquer outro tipo de investimento, o investimento fixo conta com ambas vantagens e desvantagens.
Suas principais vantagens, são a seguintes:
- Baixo risco;
- Renda previsível;
- Segurança;
- Isenção IR.
Quanto às desvantagens, podemos listar que o investimento fixo pode contar com:
- Exigência de um valor alto;
- Rentabilidade baixa;
- Custo de taxas elevadas.
Para saber se o investimento fixo é o ideal para você, basta comparar as vantagens e desvantagens, além é claro, de qual a proporção delas naquele investimento específico que você deseja fazer. Vale lembrar que essa continua sendo a modalidade de investimento ideal para quem está começando.
Como o investimento fixo afeta a economia?
A poupança e os demais investimentos são, sem dúvidas, cruciais para o crescimento econômico do país. Com o Tesouro Direto, por exemplo, o Estado mantém moeda real em caixa, o que o concede autoridade para abertura de programas de geração de emprego, projetos de ação afirmativa, entre outras políticas públicas a partir dessas contribuições.
Além disso, esses investimentos fixos também são capazes de gerar avanços na economia local, a depender do seu tipo e dos destinos dessas aplicações.
Agora que você já sabe o básico do que é o investimento fixo e quais são suas possibilidades de aplicação, é hora de estudar qual é o melhor destino para o seu dinheiro nesses primeiros passos no mundo dos investimentos.
Quando se quer começar a investir, é fundamental estudar e ir a fundo sobre tudo o que rodeia o assunto. Como você pode notar, o investimento fixo é ideal para quem é investidor iniciante, já que ele possui uma renda prevista e não é necessário contar com um valor reserva, caso ocorram imprevistos. E aí, pronto para começar suas aplicações?