Mercados emergentes: quais são os principais mercados?

mercados emergentes quais são os principais mercados

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos mercados emergentes, uma categoria criada pelos economistas para se referir a países que, por conta de recentes processos de industrialização, ganharam destaque econômico mundial. 

Entender o que são os mercados emergentes é fundamental para quem quer começar a investir. Para obter sucesso nas suas operações, é preciso ter uma carteira de investimentos, composta por várias oportunidades, uma delas são os mercados emergentes, que podem gerar altos lucros para os investidores. 

Se interessou pelos tema e quer saber mais sobre ele? Pois fique com a gente até o fim desse texto e entenda o que são os mercados emergentes, quais são os seus tipos e que riscos estão envolvidos em investir nesse mercado. Confira! 

O que são mercados emergentes?

O termo mercados emergentes se refere a países que estão em desenvolvimento. Esses países não são pobres, mas também não estão no nível de países que estão no topo da economia mundial, como é o caso dos Estados Unidos e Japão, que ocupam os três primeiros lugares no ranking.  

Porém, o fato de eles serem considerados emergentes diz respeito a sua capacidade de produção, esses países podem se desenvolver até se aproximar ou igualar a economia dos países que ocupam as primeiras posições no cenário econômico atual. 

Os mercados emergentes contam com boas oportunidades de investimento, sejam por títulos emitidos pelos próprios países ou por empresas que atuem neles. 

Quais os principais mercados emergentes?

Ainda não existe um consenso entre os especialistas para determinar se esses países podem ou não ser considerados mercados emergentes. 

Porém, existem alguns países que possuem forte influência no mercado financeiro e são quase que unanimidade para os especialistas. São eles: 

  • China: Possui a maior economia dentre os países emergentes e possui algumas das principais bolsas de valores do mundo, além de ter o segundo maior PIB mundial; 
  • Coreia do Sul: O país conseguiu se industrializar rapidamente e é um dos líderes mundiais no ramo de exportação de tecnologia; 
  • Taiwan: Conhecido também como república da China, Taiwan passou por um processo de industrialização super acelerado por conta de investimentos pesados também na área da tecnologia; 
  • Índia: Com um desenvolvimento que se aproxima ao da China, a Índia possui uma economia diversificada, atuando principalmente nos setores de finanças, informação e gás;  
  • Brasil: O Brasil é considerado um dos principais mercados emergentes por conta do seu grande desenvolvimento nos anos 2000. Apesar não atravessar uma boa fase atualmente, continua como um dos líderes da lista de países emergentes. 

Ainda não há como definir com precisão se um país pode ou não ser considerado emergente, já que os especialistas costumam divergir muito em suas opiniões. É o caso de Argentina e Grécia.

Por que investir em mercados emergentes?

Um dos principais motivos para investir nos mercados emergentes é a boa possibilidade de se obter lucro. Alguns desses mercados possuem moedas desvalorizadas, dessa forma, é possível alcançar retornos maiores, inclusive em investimentos de renda fixa. 

Além disso, diversificar os seus investimentos pode aumentar a sua chance de obter lucro. Os países responsáveis pelos mercados emergentes passam por momentos diferentes em relação à economia e politica, o que pode ser uma grande oportunidade para investir em diferentes ativos e obter maiores lucros. 

Quais os riscos de investir em mercados emergentes?

É importante ressaltar que quando tratamos de mercados emergentes, falamos de países. Assim, a economia pode ser prejudicada por possíveis interferências do governo, problemas com países vizinhos ou instabilidade política. 

Todos esses fatores podem influenciar negativamente no desenvolvimento do país, o que consequentemente irá prejudicar o seu investimento. 

Assim, antes de investir em um mercado emergente, é fundamental que você faça uma análise sobre a situação atual da companhia ou do país emissor dos títulos que você irá investir, a fim de proteger o seu patrimônio e aumentar as suas chances de obter lucro. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...
Será que o cartão de crédito Digio é uma boa opção para você? Confira agora a avaliação completa sobre ele....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo