Você sabe o que são empresas estatais? Esse tipo de empresa é criada através da Lei das Estatais de número 13.303 do ano de 2016 e podem ser apresentadas em dois modos distintos: sociedade de economia mista ou empresas públicas.
Normalmente as empresas estatais são feitas para que os recursos de um país sejam geridos e entregues para toda população. Ou seja, elas têm uma importante função social por permitir que todos tenham acesso a alguns recursos básicos.
Neste conteúdo você vai ver o que são empresas estatais, como funciona, quais são as empresas estatais brasileiras conhecidas e muito mais. Continue lendo para conferir!
Quais são as empresas estatais brasileiras mais conhecidas?
Como mencionado, as empresas estatais se dividem entre sociedade de economia mista ou empresas públicas, sendo que a primeira diz respeito as empresas que contam com o setor privado, porém as empresas públicas são pertencentes do estado.
As estatais têm como principal intuito gerar melhorias na gestão e também no desempenho da empresa, porém, podem ser privatizadas para que assim haja uma melhoria maior ainda. Para isso, as empresas estatais deixam de ser públicas e são vendidas através de um leilão para o setor privado.
Então, basicamente a empresa estatal é criada através da lei, isso significa que ela pertence ao governo e é gerida e controlada totalmente ou de forma parcial pelo governo, seja ele federal, estadual ou municipal.
Mas quais são as empresas estatais brasileiras que são mais conhecidas? Confira abaixo quais são elas:
- BNDES;
- Conglomerados BB;
- Petrobras;
- Eletrobras.
Essas empresas estatais citadas acima atualmente representam cerca de 90% ou mais dos Ativos Totais e do Patrimônio Líquido das estatais federais.
Como funciona o processo de privatização de uma empresa estatal?
O processo de privatização de uma empresa estatal ocorre da seguinte maneira: a instituição é diretamente transferida para o setor privado. Isso significa que a empresa estatal que anteriormente havia sido criada através da lei e é que era controlada pelo governo, agora passa a ser propriedade do setor privado, ou seja, de uma pessoa jurídica, e assim passa a ser administrada totalmente pelo setor privado.
Atualmente muitas pessoas são a favor da privatização de empresas estatais, não apenas das estatais, mas também de qualquer empresa pública. Porém, grande parte das pessoas são contra e você vai entender mais sobre isso abaixo.
Por que algumas pessoas defendem a privatização das empresas estatais?
Algumas pessoas defendem a privatização das empresas estatais por alguns motivos distintos, ligados à crença de que suas vidas serão facilitadas pela ação. Confira abaixo quais são:
- Aumento de eficiência;
- Melhoria da qualidade dos serviços prestados;
- Diminuição de burocracia;
- Outros.
Muitas pessoas acreditam que transferindo as empresas estatais, como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, para o setor privado, haveria melhorias gerais em seu funcionamento.
Por que outras pessoas são contra a privatização das empresas estatais?
De modo geral, alguns críticos possuem opiniões contrárias das apresentadas anteriormente. Eles são contra a privatização das empresas estatais pelos seguintes motivos:
- Desvalorização do serviço público;
- Concentração dos lucros de empresas do setor privado, com alta possibilidade de formação de monopólios;
- Perda da soberania do Estado em setores estratégicos do mercado;
- Outros.
Muitos acreditam que as empresas estatais podem melhorar sem necessidade de serem privatizadas e até usam exemplos de serviços privados que não oferecem as melhorias supostamente acrescidas a esses negócios.
Agora que você entendeu um pouco sobre as empresas estatais e como elas estão presentes em nosso cotidiano. Você sabia que elas eram tão importantes assim para a população?