Em julho deste ano, a Empresa de Tecnologia da Informação da Previdência Social (Dataprev) lançou uma nova rodada de consultas de atendimento emergencial.
A Dataprev é uma empresa de tecnologia de segurança social que cruza os dados solicitados e envia os dados aprovados para a Caixa para pagamento.
O orçamento deste ano está limitado a 44 bilhões de reais, o que permitirá que aproximadamente 40 milhões de pessoas paguem em quatro parcelas.
Sobre esta nova fase de pagamento, a Dataprev informou que poderá consultar quem está aprovado para o atendimento 2021 a partir de 2 de abril.
Desde então, a cada novo pagamento, a empresa publica uma lista aprovada.
No 4º ciclo (Fase 4), os depósitos começaram no sábado (17), aplicáveis a pessoas físicas cadastradas no Cadastro Único, trabalhadores informais, desempregados e microempreendedores individuais cadastrados na plataforma digital.
Para verificar o andamento do atendimento, basta entrar (aqui) no site de consultas da Dataprev e informar o número da caixa de previdência, nome completo, nome da mãe e data de nascimento da mãe.
Além de verificar os benefícios pagos pelo governo federal, você também pode consultar:
– Os resultados da análise do pedido de assistência;
– A data de recebimento e entrega do pedido;
-Motivos de recusa de atendimento emergencial;
– O status e o desafio da solicitação rejeitada.
Podem receber atendimento emergencial trabalhadores irregulares ou beneficiários do Bolsa Família que recebem atendimento emergencial em 2020, com renda familiar mensal não superior a R $ 3.300 e renda familiar per capita de R $ 550.
Auxílio Emergencial 2021
O governo federal afirma que, até o momento, 39,3 milhões de famílias receberam atendimento emergencial em 2021 e ainda está processando o cadastro com base nas informações do banco de dados do governo.
Quando o plano 2021 for aprovado, a previsão do governo é atender 45,6 milhões de pessoas.
Paulo Guedes disse que a nova rodada de atendimento emergencial vai considerar o valor entre 175 e 375 reais, dependendo da composição da família beneficiária. Mesmo assim, segundo ele, o valor médio será de 250 reais.
Contestação do Auxílio Emergencial
Após postar a consulta no portal Dataprev, o governo federal também abriu prazo para contestação do atendimento emergencial negado.
Ao visitar o site da Dataprev, o cidadão pode verificar se é elegível ou não para novas parcelas. Se obtiver um resultado “não qualificado”, os cidadãos podem contestar o pedido rejeitado clicando no botão “Análise do concurso”.
O prazo para concorrer ao atendimento de emergência é de 10 dias corridos a partir do início da consulta. Em alguns casos, o beneficiário pode receber a primeira parcela e cancelar o benefício no mês seguinte.
Site Dataprev para consultar o auxílio emergencial
Para verificar o seu status de atendimento de emergência e determinar se você receberá um novo parcelamento, basta visitar o seguinte endereço e inserir a caixa de previdência, data de nascimento e nome da mãe para verificar:
www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou; Consulte aauxilio.dataprev.gov.br
Ao aceder ao portal, o cidadão poderá consultar os dados do pedido, como o resultado, a data de recepção e a data de envio dos dados pela Caixa à Dataprev, e vice-versa, e a motivação para o indeferimento do benefício.
A análise da segunda solicitação também pode ser visualizada no site. Segundo a Dataprev, o objetivo da nova ferramenta é “tornar transparente o processo de análise, processamento, aprovação e pagamento dos benefícios”.