A calculadora do salário líquido é a ferramenta utilizada para demonstrar o resultado que sobra entre o cálculo do salário bruto e os descontos obtidos, como o do INSS e IR, para saber quanto o trabalhador de fato receberá. Entenda mais a seguir!
O que é o salário líquido?
O salário líquido é a quantia que sobra da remuneração após passar por todo o processo de dedução das obrigações tributárias. Dessa forma, o salário líquido é o valor final que a empresa transfere para seu colaborador, por conta dos seus serviços prestados.
Quais são os descontos realizados para chegar ao salário líquido?
A composição do salário do trabalhador é formada pelo salário fixo, previsto no contrato, subtraindo os descontos e aumentando mais alguns adicionais, como: comissões, gratificações em dinheiro, entre outras formas de benefícios.
Fonte/Reprodução: original.
Entre os descontos obrigatórios, garantidos por lei, os mais conhecidos são INSS e IRRF. Ambos são incididos em cima do salário bruto, hora extra e comissões.
O desconto do INSS aplica-se em cima do salário bruto, com a finalidade de garantir direitos conectados ao Regime Geral da Previdência Social, mais conhecido pela sigla RGPS. Ela está fundamentada dentro do artigo 201 da nossa Constituição Federal.
O IRRF tem sua previsão obrigatória dentro do artigo 3º da lei nº 8.134. Seu cálculo é feito após a realização do cálculo do INSS, pois é somente depois que sai o resultado do INSS, que dá para calcular o desconto do IRRF.
Temos as contribuições sindicais, obrigatórias somente quando o funcionário escolher ser vinculado com o sindicato de uma determinada categoria e autorizar o desconto, caso não, a escolha torna-se facultativa. Isso ficou vigente após lei nº 13.467 do ano de 2017.
Outras formas de desconto
São outras formas de descontos:
- Atrasos e faltas: O dono do negócio possui o direito de subtrair os descontos devido aos atrasos e faltas sem justificativas de um colaborador, garantido pela lei.
- Vale-refeição: O oferecimento de vale-refeição não é obrigatório por lei, mas caso a empresa ofereça esse benefício, é preciso que seja realizado o cadastro dentro do Programa de Alimentação do Trabalhador, para que seja feito um desconto de 20% sobre o salário bruto.
- Vale transporte: Benefício que possui desconto dentro da folha de pagamento e que deve descontar até o percentual de 6% do salário bruto.
- Adicional noturno: Todos os colaboradores que exercem atividade laboral em períodos noturnos, no período de 22 horas às 5 horas, possuem por garantia de lei, o aumento de 20% na sua remuneração.
- Horas extras: Os colaboradores que exercerem suas atividades acima do horário de seu expediente, terá o direito de obter um acréscimo de 50% sobre o valor do seu salário pela hora de trabalho exercida, onde é importantíssimo levar em consideração o turno em que o funcionário trabalha.
O trabalhador precisa estar atento a esses pontos.
Como usar a calculadora de salário líquido?
A complexidade dos descontos que possuem na folha de pagamento dos trabalhadores é alta, por isso, é importante organizar bem a calculadora de salário líquido para realizar o cálculo de forma eficaz. Siga abaixo o tutorial de como usá-la.
- Informe o salário em sua forma bruta: Na calculadora, coloque a quantia de seu salário bruto, aquele que é informado em seu contracheque.
- Preencha a quantidade de dependentes: A quantidade de dependentes influencia no valor do Imposto de Renda calculado direto na fonte. Desse jeito, coloque quais são os seus dependentes legais, mas que estejam em sua Declaração Anual do Imposto de Renda.
- Informe a existência dos demais descontos: Na calculadora, informe a alíquota descontada do INSS e IRRF e outros descontos legais.
- Solicite o cálculo: Para terminar o procedimento, basta clicar em calcular e a ferramenta dá o resultado final para todos os dados informados de forma devida.
A ferramenta é fácil e intuitiva, basta preencher as informações corretamente e o valor aparecerá na tela.
Onde usar a calculadora de salário líquido?
A calculadora de salário líquido é utilizada em cima do bruto e dos demais descontos. A partir dessas informações, cria-se uma ferramenta capaz de realizar o cálculo para determinação do salário líquido.
Diferença entre salário bruto e líquido
Salário bruto, também conhecido pelo nome de salário base, é o pagamento feito para o trabalhador, sem levar em consideração os descontos legais, como o próprio INSS e também o Imposto de Renda. Em grande parte, quando alguém realiza um contrato de trabalho, a quantia apresentada é o valor bruto, sem a aplicação dos descontos.
Fonte/Reprodução: original.
Por outro lado, o salário líquido é a quantia final do pagamento, após passar pela dedução dos impostos oficiais previstos por lei. Com isso, o salário líquido é a quantia que o trabalhador receberá de forma direta no final do mês.
A calculadora de salário líquido é uma ferramenta importantíssima, pois é por meio dela que é feito o cálculo da quantia que o trabalhador receberá após seu período mensal de trabalho exercido.
Além disso, o trabalhador pode saber mais sobre todo o processo que é feito para que seu salário caia em sua conta, além também de saber quais são direitos e garantias que podem fazer com que ela aumente ou diminua seu salário.