Saiba o que é o bloqueio cautelar do Pix!

saiba o que éSaiba o que é o bloqueio cautelar do Pix! o bloqueio cautelar do pix!

O bloqueio cautelar do Pix é um dos mecanismos desenvolvidos pelo Banco Central para dar mais segurança às transações de dinheiro dos brasileiros. Criado em 2021, esse método se juntou a outras práticas já existentes, tudo isso para garantir que as transferências instantâneas de dinheiro com o Pix estejam menos suscetíveis a fraudes ou golpes.

Com o uso massivo, pelos brasileiros, do sistema Pix (para pagar contas, contratar serviços e fazer transferências em dinheiro no geral), infelizmente vários golpistas passaram a atuar nesse cenário. 

É por essa razão que o BC criou o bloqueio cautelar do Pix e também outros meios de garantir a segurança das movimentações. Veja, nos próximos parágrafos, como isso funciona.

Bloqueio cautelar do Pix: o que é?

O bloqueio cautelar do Pix é uma maneira que o Banco Central encontrou para dar mais segurança ao uso desse mecanismo de transferência instantânea de dinheiro. 

Esse método faz com que os valores de movimentações consideradas suspeitas fiquem bloqueados por até 72 horas para análise. Após esse período, se nenhum problema for detectado, a transação é concretizada.

Ativo desde novembro de 2021, o bloqueio cautelar do Pix é acionado apenas quando situações consideradas suspeitas são observadas, tais como: movimentação atípica, transação com valor muito elevado, possibilidade de fraude e utilização de chaves com má reputação. Além disso, a contestação do pagador (conta de origem) também pode ser usada para ativar o bloqueio.

Bloqueio cautelar do Pix: o que é?
Bloqueio preventivo. Fonte/Reprodução: original.

O objetivo principal do BC com essa iniciativa é tornar as análises de fraude por Pix mais precisas por parte das instituições financeiras envolvidas. 

Antes da implementação do bloqueio cautelar do Pix, esse tipo de exame só podia ser feito em no máximo 24 horas, o que dava pouco tempo hábil para os bancos certificarem a transação com segurança.

O que fazer se sofrer bloqueio cautelar do Pix?

Caso o bloqueio cautelar do Pix aconteça em uma transferência, não é necessário preocupação. Nessa situação, às duas pessoas envolvidas na movimentação recebem uma notificação de que o processo deve passar por uma análise e que o dinheiro pode ficar até 3 dias parado. 

Em caso de comprovação de problemas, o valor pode ser estornado pelo pagador, mas, se estiver tudo certo, ele segue para a conta de destino normalmente, assim dando mais segurança para os dois lados, tanto de quem transfere quanto de quem recebe.

Como funciona o Mecanismo Especial de Devolução?

Na mesma época em que o bloqueio cautelar do Pix foi instituído, o BC também colocou em prática o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que também auxilia no combate a fraudes e golpes por Pix. 

Nesse caso, ele também é usado para melhorar a análise feita pelos bancos sobre as transações, só que, após identificado o possível golpe, as instituições têm até 7 dias para atestar o problema. Se comprovado a prática ilícita, o dinheiro é devolvido ao indivíduo lesado.

Quando pode ser ativado?

O MED pode ser acionado quando a pessoa que fez o Pix perceber que foi vítima de um golpe. Nesse caso, é preciso fazer um BO na polícia e entrar em contato com o banco pelos canais oficiais de comunicação (a própria área do pix nos aplicativos contam com esse canal). 

Quando pode ser ativado?
Ativação do Bloqueio. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, se os próprios bancos envolvidos na transferência notarem algo estranho, o MED também pode ser ativado. Por fim, outra situação que pode levar ao uso desse mecanismo são as falhas operacionais dos sistemas bancários que, eventualmente, podem creditar algum valor de forma indevida na conta de usuários.

Segurança Pix

Além do bloqueio cautelar do Pix e do MED, ainda existem outras ferramentas operacionais que dão mais segurança para quem usa esse sistema. Coisas como: a autenticação digital dos usuários, o tráfego de informações sobre as transações e algumas medidas previstas no regulamento oficial do Pix, garantem várias camadas de segurança que tornam mais difíceis a aplicação de golpes.

Nesse contexto, o bloqueio cautelar do Pix é mais uma forma de ajudar os usuários para que eles não passem por situações chatas em relação a golpes e que não percam seu precioso dinheiro devido à ação de bandidos.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Presidente busca reforçar base aliada com mudanças estratégicas no primeiro escalão O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em 2 de maio de...

O cartão Mastercard Platinum é um dos mais completos do Brasil. Confira os benefícios e veja se ele é uma opção para seu perfil!...
Descubra os 7 passos para implantar o que é Customer Success na sua empresa, a melhor estratégia de vendas e atendimento focadas na satisfação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo