O pix pelo Banco Central do Brasil é um tipo de pagamento imediato que pode ser feito a qualquer hora, incluindo finais de semana e feriados nacionais
Além da praticidade, esse sistema de pagamentos é bastante seguro e possibilita seus usuários a fazerem transferências instantaneamente por CPF, CNPJ, E-mail e número de telefone celular.
Para que esse sistema foi criado? E quais são os seus benefícios? Para saber mais sobre o Pix pelo Banco Central do Brasil, continue a leitura deste post.
Qual relação do Pix e o Banco Central do Brasil?
O Banco Central do Brasil é o responsável pela criação do Pix, que começou a ser utilizado pelos brasileiros em novembro de 2020.
A ferramenta aparece como uma opção mais prática para os usuários quando o assunto é fazer transações bancárias mais rapidamente sem a necessidade de saber os dados do banco da outra pessoa ou esperar para que os pagamentos fiquem disponíveis em sua conta.
Para que foi criado o Pix?
A ideia do pix era oferecer a seus usuários uma melhor experiência na hora de realizar transações bancárias, como já dito. Dessa forma, as movimentações podem ser feitas a qualquer hora, e demoram pelo menos 10 segundos para serem concluídas.
Por isso, esse novo sistema de pagamentos imediatos foi criado para facilitar a vida dos clientes ao realizar suas transferências de banco e até efetuar pagamentos de maneira mais rápida e segura.
Benefícios do Pix
Que o pix é um facilitador para seus usuários, isso já sabemos. Confira quais são as principais vantagens de utilizar esse meio para fazer e receber pagamentos instantaneamente com poucos cliques.
Praticidade
Fazer pagamentos com pix é muito mais prático, você precisa ter apenas a chave da pessoa que vai fazer o pagamento. Essa chave, pode ser o número de telefone celular, o endereço de e-mail, CPF ou CNPJ. E para alguns tipos de pagamento, como lojas comerciais, títulos de gás, luz entre outros, ainda é possível pagar por QR Code.
Rapidez nos recebimentos
Os pagamentos realizados com pix demoram segundos para cair na conta, além de oferecer maior conforto para o pagador que pode realizar a transferência em hora do dia ou da noite sem o pagamento de taxas para realizar suas movimentações.
Vale lembrar que as transferências por DOC e TED continuam valendo, porém, com o Pix elas tendem a entrar em desuso, por conta das facilidades e vantagens que o Pix oferece.
Como o Pix pode ser utilizado?
Pagar por Pix tem se tornado cada vez mais frequente e as formas de pagamento não se limitam apenas entre pessoas.
Pagamentos de títulos como água, gás, luz podem ser pagos com pix, contribuições de PIS e contribuição social, pagamento entre empresas e seus prestadores de serviço, pagamento em estabelecimentos comerciais, além de faturas de serviços como TV a cabo, internet podem ser feitas por meio do Pix.
Qual limite de transação do Pix?
Logo que foi implementado, as transações não tinham um limite estabelecido, com o tempo foi percebido que os golpes e fraudes aconteciam com mais frequência entre o período da noite e madrugada.
Com isso, o Banco Central do Brasil estabeleceu um limite para as movimentações noturnas. Portanto, ficou estabelecido o valor de R$ 1000,00 para movimentações e pagamentos efetuados por pessoas físicas e microempreendedores individuais entre as 20h da noite e 6h da manhã ou de 6h da manhã até as 22h da noite.
A devolução de valores que passaram por golpes também foi alterada. As movimentações bancárias suspeitas podem ser retidas por meia hora durante o dia e 1 hora a noite.
O pix é um meio de pagamento seguro e muito mais prático aos brasileiros, que podem fazer suas movimentações a qualquer hora, sem pagar taxas e de maneira rápida, o que facilita pagamentos e recebimentos.