A alavancagem operacional é um conceito já muito clássico no mundo da gestão de negócios. Porém, mesmo sendo bastante tradicional, entender esse conceito pode ser extremamente salutar para nos dar uma ideia mais completa sobre um negócio ou determinada empresa.
Então se você quer conhecer o que é a alavancagem operacional, como funciona e como utilizá-la, continue com a gente no artigo abaixo.
O que é a alavancagem operacional?
A alavancagem operacional é uma forma de analisar a relação que existe entre o volume de vendas de determinada empresa e seus custos. E para entender melhor todo o conceito é bom termos uma boa concepção dos diferentes tipos de custo.

Os custos podem ser divididos em dois grupos, os custos fixos e os custos variáveis. Enquanto os fixos são aqueles custos previsíveis e que já estão considerados de antemão em seu valor exato (ou quase), os custos variáveis são aqueles que oscilam bastante conforme a rotina do dia, da semana ou do período.
A alavancagem reflete essa relação, pois se o seu custo fixo é muito maior que o seu custo variável, então necessariamente você tem melhores oportunidades de aumentar seu lucro, pois qualquer alteração nas suas vendas será muito mais expressiva. Essa análise é realizada pela alavancagem operacional.
O que difere a alavancagem operacional e financeira?
Quando falamos de alavancagem operacional devemos ter cuidado para não confundir com alavancagem financeira, pois embora os termos sejam parecidos as práticas são bastante diferentes.
A alavancagem operacional como explicamos tem a ver com uma análise das oportunidades de uma empresa, já a alavancagem financeira é uma estratégia de ganho financeiro baseado no endividamento, como um financiamento ou empréstimo. Quando bem feita, a alavancagem financeira dá bons retornos, mas obviamente a prática é um tanto arriscada.
Como funciona a alavancagem operacional?
A alavancagem operacional é um termo tão bem utilizado no mundo dos negócios que já recebeu inúmeros conceitos que nos ajudam a entender bem o tema. Um dos mais importantes é o LAJIR (lucro antes dos juros e impostos de renda). Esse conceito é importante porque calcula o lucro da empresa antes de ser dividido entre impostos e outros custos.
Sem os dados referentes ao LAJIR é impossível realizar o cálculo da alavancagem operacional.
Qual a importância da alavancagem operacional?
A alavancagem operacional é o que pode dar para uma empresa um meio seguro de crescer no mercado e ter mais vendas com custos fixos, intactos e mitigar assim aqueles custos que podem te pegar de surpresa.

A alavancagem operacional também é muito útil para criar mais oportunidades de se consagrar no mercado e se mostrar uma empresa fora da média para investidores.
Quais os graus de alavancagem operacional?
Vamos agora analisar os graus de uma boa alavancagem operacional, que são identificados quando fazemos esse tipo de análise. Confira!
Grau de alavancagem operacional
Essa categoria é aquela compartilhada pela maioria das empresas no mundo. As empresas dessa categoria tem o aumento ou a redução da sua receita impactando diretamente no seu resultado.
Grau de alavancagem negativa
Esse grau de alavancagem operacional se caracteriza quando o resultado ou crescimento de uma empresa diminui mesmo com o aumento da sua receita bruta. Há várias razões para isso acontecer, como o aumento do custo variável nesse período.
Grau de alavancagem modesta
Esse grau de alavancagem é característico de empresas que operam sempre no vermelho e tendo algum prejuízo, fazendo com que o prejuízo diminua as custas do aumento da receita.
Grau de alavancagem em equilíbrio
Esse é com certeza o melhor grau de alavancagem operacional, onde a empresa está operando no azul e o seu resultado dobra com o crescimento da receita.
Como é realizado o cálculo de alavancagem operacional?
Se você quer calcular a alavancagem operacional da sua empresa, saiba que é muito fácil! Basta dividir o lucro operacional, LAJIR, pela variação das vendas. Assim você poderá chegar no resultado da alavancagem de sua empresa.
Agora que você sabe o que é a alavancagem operacional, não deixe de estudar e compreender de modo completo como funciona esse tipo de análise e utilize em sua gestão!