Todos os dias milhões de investidores ao redor do mundo fazem investimento na bolsa de valores, isso se dá por conta dela ser um investimento altamente rentável. Alguns preferem não se arriscar por achar que a bolsa de valores é complicada de entender ou acham o investimento caro.
Mas se você tem interesse em começar a investir, é fundamental que entenda o que é a bolsa de valores. Por isso, vamos ver o que é a bolsa de valores, como ela funciona e também o que fazer para começar a investir.
O que significa Bolsa de Valores?
Através da bolsa de valores você pode se tornar sócio de uma empresa, basta você comprar uma ação de tal empresa. A bolsa de valores funciona como uma espécie de ponto de encontro entre o investidor que quer vender e o que quer comprar a ação.
Assim, com a bolsa de valores comprar uma ação se tornou algo rápido, prático e seguro. Ao comprar uma ação na bolsa, você tem a garantia de que irá realmente receber a ação que comprou.
Como funciona a Bolsa de Valores?
Antigamente a bolsa de valores funcionava em espaços onde uns iam vender as ações e outros iam até lá para comprá-las. Mas a tecnologia deixou esse processo muito mais prático, e os investidores podem negociar entre si através do Home Broker, que é um painel digital que é disponibilizado pelas corretoras.
Há dois mercados disponíveis na bolsa, um deles é o mercado primário, você deve negociar a ação diretamente com a empresa. Mas digamos que não tenha mais ações disponíveis, nesse caso você pode optar pelo mercado secundário, nele você irá negociar as ações com outros investidores.
Como funciona o mercado de ações na Bolsa de Valores?
Antes de vender uma ação, a empresa ou o investidor faz uma pesquisa para ver quantas pessoas estão interessadas em comprar determinada ação, quanto mais investidores estiverem interessados, mais alto será o preço da ação. Existem duas formas de se vender uma ação, vamos ver.
Quais são as formas de negociação na Bolsa de Valores?
Há duas formas de negociar ações: à vista, onde você paga o preço exigido pela atuação e a recebe em até 3 dias, e a prazo onde você poderá negociar contratos futuros, com duração de até 999 dias.
Quais os riscos de investir na Bolsa de Valores?
Se você quer investir na bolsa de valores, tenha consciência de que não estamos falando de algo que lhe trará um lucro garantido. Ao comprar uma ação ela poderá valorizar e lhe trazer dinheiro, ou pode acontecer o contrário.
Também é fundamental que você saiba que a bolsa de valores não tem nada a ver com apostas. Assim, antes de decidir se irá comprar ou não uma ação, estude cuidadosamente o mercado para ver se aquele investimento vale ou não a pena.
Quais as principais bolsas de valores do mundo
Normalmente cada país possui uma bolsa de valores, entre elas podemos destacar a Nyse composite dos EUA, a SZSE component da China e a NIKKEI 225 do Japão. Já no Brasil temos a IBOVESPA, também conhecida como B3.
Como investir na Bolsa de Valores?
Vamos ver o que você deve fazer caso tenha se interessado em investir na bolsa de valores.
Passo a passo
Primeiramente, escolha onde você irá fazer seus investimentos, existem várias corretoras no mercado, então pesquise bem e escolha uma corretora que você possa investir o seu dinheiro com segurança.
A segunda coisa é aprender a analisar e identificar se determinada ação tem mais chances de lhe trazer lucro do que prejuízo. Não invista em ações aleatórias, e sim naquelas que você analisou.
Por fim, trace uma estratégia de investimento, determinando o valor que você pretende investir, e também quais riscos você está disposto a correr. Após isso, você pode começar a investir na bolsa de valores, e conseguir então obter lucros.
Com este artigo você aprendeu o que é e como funciona a bolsa de valores, agora basta você estudar mais um pouco e saber qual o seu perfil de investidor para começar a investir na bolsa de valores.