Índice Bovespa é certamente um termo familiar nas suas notícias diárias de economia. Afinal, ele sobe e sofre quedas em meio a cenários que influenciam no poder dos investidores.
Isso porque o índice Bovespa é de extrema importância para o mercado brasileiro de ações e ativos de renda variável. Ele aparece minimamente, até mesmo para quem não acompanha a bolsa de valores mas observa o que acontece no cenário externo, por exemplo.
Assim, vejamos como é importante esclarecer o que o Índice Bovespa, visto que, está cada vez mais presente na população. E apontamos para isso, exatamente porque a quantidade de investidores na Bolsa de Valores Brasileira (a B3) só aumenta.
Com o intuito de apresentar o que é o índice Bovespa, como é calculado, vantagens e riscos, preparamos esse conteúdo, confira.
O que é o índice Bovespa?
O Índice Bovespa, ou IBOV, é o principal indicador, aqui no Brasil, de como o mercado acionário (de ações) se comporta. As empresas mais importantes e com ativos capitais chamativos – que mais são negociados – fazem parte de sua carteira.
Para fim de curiosidade, Bovespa, aliás, é o antigo nome que se dava para a atual Bolsa de Valores Brasileira, a B3. Mas mesmo com mudanças na fusão da B3, o termo ainda é ocasionalmente referido.
Diversas mídias também falam Ibovespa, que é o índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Esse termo é usado para sabermos quais são as ações mais negociadas na Bolsa.
Qual a diferença entre o índice Bovespa e o Ibovespa?
Com as definições do que é Índice Bovespa e o Ibovespa, agora vejamos o que diferencia as duas.
De forma simples, o Ibovespa é o índice da B3, enquanto que o Bovespa é a bolsa em si. O índice Bovespa, portanto, contempla as maiores empresas do cenário acionário e funciona como termômetro, ao passo que os investidores consigam saber quais ações mais caíram, por exemplo.
Como o índice Bovespa é calculado?
Primeiro, é preciso entender que o índice Bovespa compreende uma carteira “teórica” de ações todos os dias negociadas na Bolsa. Isso porque nem todas aquelas siglas de ações fazem parte dele.
Para a forma como o índice Bovespa é calculado usa-se uma metodologia que avalia dois pontos: a liquidez, ou o valor cotado no dia, e o volume, que é o peso da ação na carteira teórica.
E essa forma como o Índice Bovespa é calculado pode ser acompanhado pelo investidor em tempo real no pregão da Bolsa.
Funciona assim: são medidos pontos no Índice Bovespa em que cada um equivale a R$ 1. Sendo assim, por exemplo, quando o noticiário inicia a semana dizendo que o Ibovespa abriu com 100 mil pontos, significa que há R$ 100 mil valendo.
Ou seja, a carteira teórica nos diz que, segundo o índice Bovespa, você tem esse valor de chances para operar com as ações ali calculadas.
Quais são as principais vantagens do índice Bovespa?
O Índice Bovespa é vantajoso para quem deseja investir na Bolsa, principalmente porque ele é o indicador poderoso das ações mais quentes. Aliás, o Índice Bovespa consegue ser bem apurado já que é revisto a cada 4 meses.
Mesmo que ele aponte certos pessimismos, também o faz mostrando otimismos para que o investidor tenha um rumo na carteira.
A vantagem do Índice Bovespa em larga escala é o fato de ser um revelador das oscilações do mercado de ações. Isso quer dizer que você tem confiança em acompanhar sua renda variável.
Existe algum risco associado ao índice Bovespa?
Nos últimos dois anos vimos o índice Bovespa diminuir sua abertura de 130 mil pontos (2020) para menos de 120 mil pontos (2021-22). Esse comportamento é certamente curioso para falarmos de riscos.
Sabe-se que investir em ações gera riscos, assim como demais investimentos de renda variável. Portanto, já podemos citar o risco de mercado, dado quando um ativo é desvalorizado. Mas o risco só acontece quando você vende a ação. Como o risco vem antes da tomada de decisão do investidor ir por certa ação da carteira teórica, é preciso ter conhecimento sobre ela.
Quando o assunto é Índice Bovespa, vale a pena estudar esse mercado, especialmente para investir com segurança, qualidade e ter rentabilidade.
Indicamos que, antes de investir na Bolsa de valores, procure se aprofundar nos destaques do índice Bovespa e na economia do país. Com isso, você poderá investir naquelas ações que atendam seus objetivos e combinem com seu perfil de investidor.