O Value Investing é uma ótima estratégia de investimento e pode trazer uma alta rentabilidade para o investidor. Investir vai muito além de escolher uma ação e comprá-la. Para conseguir obter lucros é preciso ter também uma boa estratégia e saber o momento certo de executá-la.
Uma dessas estratégias é a de Value Investing. Essa estrategia é executada com frequência por alguns dos principais investidores do mundo, que a utilizam para deixar o seu patrimônio cada vez maior.
Assim, por ser um termo muito utilizado e importante para o mundo dos investimentos, é fundamental conhecer e entender como funciona a estratégia de Value Investing. É para isso que preparamos esse texto, onde mostraremos como aplicar essa estrategia e porque ela é tão eficiente. Confira!
O que é value investing?
A tradução para Value Investing é “investimento em valor”, a partir disso, temos uma ideia de como ela funciona. A maioria dos investidores busca fazer aplicações em empresas que possuem ações já valorizadas. Ao aplicar o investimento de valor, o investidor faz o oposto disso.
Com essa estrategia, o investidor busca no mercado, ações que estejam desvalorizadas ou abaixo do seu preço justo. O mercado de ações varia entre altos e baixos o tempo todo, com isso, algumas ações podem ficar com um preço menor do que realmente vale.
São essas ações que os investidores buscam comprar. Assim, quando elas valorizarem, o investidor terá a oportunidade de vender essas ações por um preço muito maior do que comprou.
Qual o objetivo do value investing?
Quando o investidor aplica o Value Investing tem como objetivo alcançar o enriquecimento ao longo prazo. Assim, preocupação principal desses investidores não é quanto a ação vale no momento e sim quanto ela estará valendo no futuro.
Além disso, os investidores não tem como objetivo vender a ação no momento que ela alcançar o seu preço justo, mas segurá-la pelo tempo que puder até que ela alcance o maior valor possível. Um exemplo disso é Warren Buffett, que comprou as suas ações na Coca-Cola ainda na adolescência e as mantêm até hoje.
Como o value investing funciona?
A fim de captar recursos e se desenvolver de forma mais rápida, algumas empresas abrem uma oferta pública inicial na bolsa de valores. Assim, os investidores podem comprar as ações e se tornar acionistas da empresa.
Essas ações podem ser negociadas tanto na bolsa de valores como também repassadas de um investidor para o outro. Um investidor de Value Investing, faz uma análise da empresa a fim de determinar o seu valor.
Dessa forma, ele saberá se as ações dessa empresa possuem ou não algum valor. Caso tenha encontrado o valor, o investidor realizará a compra das ações, sem determinar nenhum prazo para retirar o seu investimento.
Uma das formas mais de comuns de se investir por meio do Value Investing é fazer aplicações em empresas que começaram agora. Para isso, é preciso vasculhar o mercado, a fim de encontrar empresas que tenham um bom potencial de desenvolvimento.
Por que o value investing é considerado uma estratégia de investimento eficiente?
Não existem dúvidas de que o Value Investing é uma estratégia eficiente. Prova disso é de que Warren Buffett, considerado o maior investidor do mundo, construiu sua fortuna de bilhões de dólares utilizando essa estrategia.
Encontrar uma ação de valor no mercado não é fácil, mas também não é impossível. Quando o investidor consegue aplicar essa estrategia em uma determinada ação e a sua expectativa se concretiza, o seu rendimento será altíssimo, e o seu patrimônio chega até a dobrar.
Por conta dos riscos envolvidos, o Value Investing é recomendado para investidores profissionais e experientes. Mas se você ainda é iniciante, nada te impede de estudar e aprender mais sobre essa estrategia para aplicá-la no futuro.