A XP investimentos é uma das corretoras mais conhecidas da atualidade. Apesar disso, alguns investidores, principalmente os iniciantes, questionam se investir nela é realmente uma boa ideia.
Essas dúvidas precisam ser solucionadas, afinal, a XP investimentos é uma das principais corretoras e não pode ser simplesmente desconsiderada. Por isso é fundamental entender mais sobre a mesma para, então, decidir se vale a pena ou não fazer investimentos nessa plataforma.
Por isso, preparamos este artigo onde, além de entender como ela funciona e quais são as suas taxas, conheceremos também um pouco da sua história. Confira!
O que é XP investimentos?
É uma das principais corretoras de investimento do Brasil. A empresa atraiu milhões de investidores com sua fórmula de agentes autônomos, ao criar uma espécie de Shopping de investimentos para os seus clientes.
A XP investimentos nasceu em 2001, como um escritório de agentes autônomos. O objetivo da criação desse escritório era auxiliar na conexão dos corretores com os investidores, e ajudar também a fazer com que as operações dentro do mercado se concretizassem.
Logo a XP percebeu que as pessoas, apesar de terem o interesse, tinham pouco ou nenhum conhecimento do ramo de aplicações. Assim, a corretora criou uma fórmula que se tornou muito bem sucedida.
A empresa começou a disponibilizar várias aulas e cursos sobre educação financeira. Quando as pessoas concluíam o curso e começavam a aplicar o que aprendeu, elas passavam de alunos a clientes da XP investimentos.
Dessa forma, além de ser uma das maiores corretoras, a XP é também a maior instituição de educação financeira do país. Atualmente a empresa oferece para os seus clientes qualquer tipo de investimento disponível aqui no Brasil.
Quem é o fundador da XP investimentos?
Os responsáveis pela criação da XP investimentos foram os sócios Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave. Com eles, o escritório de agentes anônimos tornou-se a XP gestão de recursos, que administrava os ativos de seus clientes.
Então em 2007, após incorporar a Americainvest, começou a atuar também como corretora de investimentos, o que a transformou na empresa que conhecemos hoje.
Como funciona a XP investimentos?
Funciona como um mercado da área de investimentos. Para usá-la, a primeira coisa a se fazer é criar a sua conta. É possível fazer isso pelo Site ou aplicativo e para abrir a sua conta lhe será solicitado o seu nome completo, CPF, e-mail e telefone.
Além disso, a XP investimentos também irá lhe fazer alguns questionamentos a fim de definir o seu perfil de investidor. Após finalizar o pedido de abertura de conta, você deverá receber, em até 48 horas, um e-mail informando que a sua conta foi aprovada.
Depois que tiver aberto a sua conta, o próximo passo é depositar o dinheiro nela. Feito isso, é só explorar o vasto mercado de investimentos da XP, e aplicar o seu dinheiro naquilo que melhor combina com o seu perfil de investidor e acompanhar os resultados dos seus investimentos.
Qual é a taxa de administração da XP investimentos?
A XP investimentos não cobra taxas na abertura e manutenção das contas, também não impõe nenhuma taxa no momento de retirar o dinheiro. Porém, alguns investimentos disponíveis na XP contam, sim, com algumas taxas.
Quanto ao valor deles, isso é relativo e vai depender do tipo de investimento que foi feito. Os investimentos em renda fixa e fundo imobiliário, por exemplo, não possuem nenhum tipo de taxa. Já os investimentos ações e BDRs contam com taxas de R$2,90 para Day Trade e R$4,90 para Swing Trade.
Assim, podemos concluir que a XP investimentos é uma corretora confiável e com um mercado muito amplo. Agora que você já sabe como funciona, basta criar a sua conta e começar a investir.