A margem operacional é um dos cálculos utilizados pelas empresas para compreender e descrever como se dá seu funcionamento. Esse cálculo serve à empresa de duas formas.
A primeira delas é para relatar suas operações no mercado para futuros acionistas e investidores. Já a segunda é para reconhecer e relatar como suas estratégias e atuação, como no marketing, por exemplo, estão afetando suas vendas.
Quer saber mais? Confira esse post completo com tudo que você precisa saber a respeito da margem operacional e o porquê ela é fundamental para a sua empresa!
O que é a Margem operacional?
A margem operacional funciona de maneira análoga à margem líquida, e isso não é por acaso, suas semelhanças e ligações vão além do simples nome. Isso porque a margem operacional, também conhecida pela sigla MO, que no mercado financeiro serve para demonstrar o quanto uma empresa gera com a cada R $1,00 da margem líquida.
Essa breve explicação já deixa claro o quanto a margem operacional é um indicador crucial, visto que serve justamente para demonstrar o quanto uma empresa pode crescer com suas vendas — ou ao menos com o lucro de suas vendas. Todos esses aspectos são essenciais para que algumas estratégias sejam tomadas futuramente pela empresa.
Afinal, sem conhecer sua margem operacional, a empresa está como que no escuro, sendo assim esse indicador fundamental para qualquer companhia. Sem a margem operacional, uma empresa estará sempre à deriva no mercado, sem a capacidade de se guiar diante da concorrência.
Qual é a fórmula para calcular a Margem operacional?
Vamos aprender agora como calcular a margem operacional de uma empresa e o porquê esses dados devem ser levados em conta em sua análise.
Em primeiro lugar devemos ter em mãos a fórmula utilizada neste cálculo, ou fórmula MO, que é aplicada para encontrarmos a margem operacional. A fórmula é a seguinte:
Margem Operacional = Lucro Operacional / Receita Líquida.
A Receita Líquida da fórmula acima se refere às vendas da empresa em determinado período. O Lucro Operacional, por sua vez, é a Receita Líquida com todos os encargos e custos subtraídos. Com essa fórmula, uma empresa consegue calcular corretamente sua margem operacional e utilizá-la para traçar novas estratégias.
Qual é o objetivo da Margem operacional?
Mas afinal, qual o objetivo por trás de conhecer a margem operacional? A principal importância da margem operacional é dar esses dados tanto para a empresa quanto para seus investidores e outros acionistas.
Sem esses dados, como comentamos, é como se a empresa estivesse no escuro, sem nenhum tipo de perspectiva a respeito de si mesma e dos resultados de suas atuações.
É muito importante que, para isso e para que a margem operacional esteja bem determinada, os dados estejam todos corretos e precisos, só assim podemos avaliar a empresa de forma completa e assertiva.
Quais são as vantagens de uma Margem operacional alta?
A margem operacional não é apenas um cálculo isolado. Esse cálculo representa algo sobre a empresa e, quanto mais alta a margem, mais oportunidades de rentabilidade uma empresa poderá ter no futuro para sedimentar suas futuras estratégias de ação.
A rentabilidade é, aliás, um dos pontos mais importantes acerca da margem operacional, porque ela é representada por essa fórmula e traz benefícios para a empresa diante do mercado e de seus investidores, ou futuros investidores.