Hiato do produto: o que é e para que serve?

0

Relacionado a demanda e oferta do PIB do país, o Hiato do produto é um tipo de indicador que pode mensurar as oscilações que esta causa na economia. Para isso, existe uma série de motivações que leva ao hiato.

Primeiramente, é constituído um indicador útil nos ciclos econômicos. Nesse caso, é possível subsidiar as análises conjunturais e estudos acadêmicos perante o manejo das políticas macroeconômicas. 

O hiato de produto positivo acontece quando opera perante seu potencial, o que pode indicar que ele está sobreaquecido, além de estar sujeito a pressões inflacionárias. Já o hiato de produto negativo sugere a economia operada de acordo com a ociosidade dos fatores produtivos.

Neste conteúdo você vai entender o que é o hiato de produto, para que ele serve, quais são os seus benefícios, quais os efeitos colaterais e muito mais.

O que é hiato do produto?

Hiato do produto é basicamente a diferença entre PIB potencial e o corrente de um país em específico. Esse hiato pode ser negativo ou positivo, ao mensurar, também, os ciclos econômicos.

Isso significa que o hiato do produto tem como principal objetivo indicar o quanto uma demanda pode ser agregada a uma economia. Por isso, pode se dizer que quando o hiato é positivo em determinado país, ele opera por cima da tendência e indica um superaquecimento.

o que e hiato do produto
Fonte/Reprodução: original.

Porém, quando se fala do hiato do produto negativo, é porque o ciclo econômico opera de acordo com o que é possível produzir no momento.

De qualquer maneira, quando o PIB potencial age próximo ao PIB real, a economia está equilibrada. Já quando ambas estão distantes uma da outra, significa que a economia enfrenta sérios problemas.

Quais são os benefícios do hiato?

Os benefícios do hiato do produto dependem do que é estimado. Com isso, é possível realizar uma diversidade de métodos capazes para fornecer estimativas diferentes, haja ou não benefícios.

Caso o objetivo principal seja avaliar os impactos dos ciclos econômicos e das finanças públicas, é fundamental optar por um método mais transparente. Os benefícios disso é a obtenção de estimativas não enviesadas e mais estáveis.

Existem efeitos colaterais do hiato?

Os efeitos colaterais do hiato do produto podem ser positivos ou negativos com base no ciclo econômico em que se encontra. Porém, esses efeitos colaterais são temporários e podem melhorar ou piorar de acordo com as mudanças na economia do país.

existem efeitos colaterais do hiato
Fonte/Reprodução: original.

Seus principais efeitos colaterais estão relacionados ao impacto que a incerteza dos indicadores pode causa em políticas econômicas, em ações relacionadas ao desenvolvimento de relações externas, questões climáticas, entre outros.

Como o hiato funciona?

O hiato do produto é correspondente à diferença do produto de um determinado PIB junto com a estimativa do produto em potencial. 

Caso o PIB esteja acima do nível, o hiato do produto é positivo. Porém, se o hiato for negativo, significa que o PIB é menor que o potencial, e existe, portanto, a possibilidade de não poder ser utilizado. Dessa maneira, as pressões inflacionárias diminuem e a taxa de desemprego aumenta ainda mais.

Durante dois anos, o Brasil passou por uma grande recessão, que faz com que o hiato do produto apresentasse disparidades profundas. Isso gerou incertezas perante metodologias utilizadas entre os anos de 2014 e 2016.

Mesmo que ainda não exista um consenso em relação ao modo mais eficaz e com menor distorção sobre variáveis, é verdade que essa questão abriu novas discussões relacionadas às melhores metodologias utilizadas até então.

É fundamental que os economistas de mercado acompanhem o hiato do produto, de modo rotineiro, visto que esse ativo é o representante do grau de ociosidade econômico e pode impactar uma diversidade de outras variantes econômicas no país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status