A seleção adversa é um dos maiores problemas presentes dentro da nossa população atual, pois se refere uma pessoa com mais informações do que outra. Pense em um vendedor de celulares novos e usados, e você, o consumidor, que está ansioso por fazer a troca de smartphone e não deu tanta atenção ao que foi explicado pela pessoa da loja. É justamente neste ponto que você perde dinheiro.
Se ainda não ficou claro, não se preocupe, pois, este conteúdo irá explicar o que é a seleção adversa, como ela afeta a população e muito mais, confira!
O que é seleção adversa?
Você sabia que a seleção adversa é uma nomenclatura dada aos consumidores que realizaram seleções erradas a certos serviços ou itens de bens pessoais, dentro do mercado? Na teoria, é uma questão um pouco mais complicada de se compreender, de fato, mas explicaremos de uma maneira simples:
Há uma loja de celulares usados na sua cidade, que oferecem os aparelhos por preços muito mais “em conta” do que os que estão novos. Você dá uma passada no local para conversar com o vendedor, e pede para lhe mostrar um dos smartphones que é um iPhone 10, o qual teve a tela consertada, mas apresenta um problema.
Claro, o vendedor falará a respeito de todas as qualidades que aquele iPhone 10 possui, mas não explicará absolutamente nada a respeito do tal problema que está no aparelho, e que tem a ver com a memória. Você terá comprado um celular que sofre lentidão regular, e fará com que a sua compra esteja inserida dentro da seleção adversa, ou seja, uma compra errada.
Como a seleção adversa afeta a população?
A partir do momento em que você entendeu o que é a seleção adversa, perceberá que foi dinheiro jogado no lixo. Cerca de R$ 1.500,00 ou até mais investidos naquele iPhone, que poderiam ser sido guardados para juntar e comprar um aparelho novo e mais atual.
Se você tivesse aguardado até possuir R$ 1.000,00 em mãos, teria comprado o mesmo celular por quase o mesmo preço, porém o produto seria novinho, sem defeitos e você teria uma performance de uso muito melhor.
É por este motivo que muitas pessoas são tão afetadas atualmente no mercado, pois não sabem as diferenças entre a qualidade dos produtos. Os vendedores tendem a querer receber, e farão até o impossível para te empurrar o objeto mais “em conta” e em “perfeito estado” para lucrarem. Esta é a seleção adversa em que muitos consumidores caem.
Quais são as consequências da seleção adversa?
A seleção adversa gera problemas financeiros a quem investiu o dinheiro em um produto que continha menos informações que o necessário. Você não conseguirá o seu dinheiro de volta e, consequentemente, em determinado momento, terá de fazer a venda a outra pessoa que desconhecerá do mau funcionamento do iPhone 10 e comprará.
É como um círculo vicioso em que aquela pessoa que possui mais informações sairá na frente, justamente porque precisa lucrar. A seleção adversa acontece exatamente dessa forma, porém com diferentes produtos presentes no mercado, ou até mesmo serviços que você queira consumir.
Existem maneiras de minimizar os efeitos da seleção adversa?
Há um método interessante de controlar a seleção adversa que é observar as informações apresentadas pelo vendedor. Note que quanto mais garantias tiver em cima do iPhone 10, mais serão as chances de se tratar de um produto ruim.
Por mais que o responsável pelas vendas detenha de diferentes conhecimentos que você não tenha sobre o celular, é possível fugir das enroladas que eles tendem a colocar em cima de você. A seleção adversa pode nem sempre funcionar, principalmente se você souber lidar com este tipo de enrascada.
A seleção adversa pode ser revertida?
Normalmente, quando você faz a compra de qualquer produto, seja ele usado ou novo, há uma nota fiscal do produto e garantia. Qualquer problema que aconteça você terá o direito de exigir o reembolso ou pedir que consertem o defeito.
Claro, nem sempre isto será possível porque há vendedores mais astutos, e conseguirão enrolar você até desistir de pedir pelo dinheiro de volta. A seleção adversa é a que mais prejudica o consumidor, e que exige maior atenção de sua parte na hora de comprar tanto online quanto presencialmente.
Então, sempre que precisar, recorra ao Procon ou plataformas como Reclame Aqui, para assim não ser tão prejudicado pela seleção adversa.