A diferença entre impostos e taxas: todo mês, todo ano, toda vez que fazemos uma compra ou solicitamos um serviço, todos eles existem: taxas e impostos cobrados pelo governo – seja um sindicato, um estado ou um município. Mas você sabe por que são cobrados impostos e taxas? E há diferença entre essas duas palavras?
Além disso, você sabia que o governo tem um terceiro tipo de taxa para melhorar a contribuição? não? Portanto, siga o último ponto deste artigo para saber mais sobre taxas, impostos, contribuições de melhoria e suas principais diferenças. Também discutiremos mais sobre os principais impostos e taxas que afetam a área de tráfego e como você pode saber mais sobre esses impostos e taxas em tempo hábil, sem quaisquer violações.
O que são taxas?
Os tributos ou taxas são quase tão antigos quanto o conceito de civilização: eles começaram a ser coletados na Antiguidade, na Mesopotâmia e no Egito como uma forma de organização estatal.
Sim: estes são os valores que os cidadãos e as empresas devem pagar ao estado, geralmente em forma de dinheiro ou bens; em troca, este último tem o efeito de cuidar de certos aspectos da vida das pessoas.
No passado, essa função estava intimamente relacionada à segurança, especialmente quando se tratava de questões militares e de segurança.
No Brasil, os impostos eram cobrados durante o período colonial brasileiro: todos os produtos minerados devem pagar um imposto de 20% à família real portuguesa, seja basílica, cana-de-açúcar ou ouro extraído das minas.
Hoje, a tributação é utilizada para diversos fins para manter a máquina estatal, responsável pela saúde, educação, infraestrutura, ETC…
Existem dois tipos de tributos:
Direto: quando o contribuinte assume a contribuição, como o imposto de renda
Indireto: os impostos sobre bens ou serviços estão incluídos no valor final. Além disso, imposto pode ser descrito como um conjunto de taxas, impostos, contribuições e empréstimos compulsórios – este último é usado em muito poucas situações, como estados de guerra e desastres públicos, por isso não entraremos em detalhes.
Além disso, imposto pode ser descrito como um conjunto de taxas, impostos, contribuições e empréstimos compulsórios – este último é usado em muito poucas situações, como estados de guerra e desastres públicos, por isso não entraremos em detalhes.
O que é um imposto?
Impostos e taxas são muito diferentes, sabe? Essas duas palavras não podem ser usadas como sinônimos. Ambos são dinheiros pago pelo contribuinte ao Estado para garantir o funcionamento dos serviços públicos e coletivos, a diferença é que com a alíquota fixa a tributação pode variar.
Os impostos podem incidir sobre bens pessoais (como IPTU e IPVA), renda (IRPF) ou consumo. Por outro lado, as taxas estão diretamente relacionadas a serviços públicos específicos prestados ou prestados aos contribuintes; por exemplo, pense nas taxas pagas para obter um passaporte ou nas taxas pagas para abrir uma loja ou empresa.
Em ambos os casos, os impostos e taxas podem ser recolhidos por diferentes locais: união, estado ou município. Além desses dois tipos de impostos e empréstimos compulsórios, existe um quarto tipo de imposto: a melhoria das contribuições.
O que são contribuições de melhorias?
As contribuições para melhorias são um tipo de imposto semelhante às despesas porque são geralmente fixas e vinculadas às despesas do governo. No entanto, a diferença é que trarão benefícios para os cidadãos, não apenas os próprios serviços.
As duas melhorias mais famosas são:
CSLL, ou contribuição sindical: retida pelo poder público em salários e repassada ao sindicato da classe trabalhadora;
CIP, ou contribuição de iluminação pública: arrecadado diretamente na conta de luz.