Entender o funcionamento do crescimento vertical é essencial na hora de escolher qual será o tipo de planejamento para desenvolvimento financeiro adotado pela empresa, etapa essencial para que ela se mantenha influente no mercado por muito tempo.
Porém, por ser um tipo de crescimento, muitos esquecem que o crescimento vertical também tem a suas particularidades. Com isso em mente, confira no nosso artigo a definição desse conceito além de seus pontos fortes e fracos!
O que é crescimento vertical financeiro?
Primeiramente, vamos definir o que seria crescimento vertical no mundo financeiro. Basicamente esse é um modo pelo qual a empresa busca crescer através do aumento do número de vendas de seu produto com investimentos somente nessa área. Ou seja, podemos dizer que a empresa que cresce verticalmente investe no mercado atual.
Para exemplificar, vamos imaginar uma empresa que vende apenas camisas sociais. Caso ela queira crescer a partir da estratégia de crescimento vertical, ela irá melhorar a qualidade desses produtos, aliada a uma atenção maior no processo de venda das camisas, além de aumentar a quantidade de linhas.
Como o crescimento vertical financeiro afeta o mercado?
A contribuição que o crescimento vertical propõe para o mercado é a necessidade de empresas criarem produtos e melhorarem suas qualidades constantemente, para que se posicionem no topo do mercado. Esse investimento constante tende a diversificar o mercado e atender suas demandas.
Quais são as vantagens do crescimento vertical?
Agora cabe abordar a respeito das vantagens dessa estratégia. A primeira delas é que o custo para se aplicar é menor em comparação a outras, já que a empresa usará a própria estrutura para crescimento de lucro, ou seja, sem mudanças drásticas no funcionamento.
A segunda grande vantagem do crescimento vertical é o relacionamento tanto com os clientes, que já tem maior tendência a confiar no profissionalismo de sua empresa, como também em relação ao local em que a companhia se situa, fato que pode ser usado para favorecer o crescimento do lugar.
Quais são os riscos do crescimento vertical?
Apesar das vantagens mostradas, o fato é que o crescimento vertical possui uma desvantagem que faz alguns empresários repensarem se essa é a melhor estratégia para desenvolvimento da empresa.
Esse ponto é justamente que o modelo vertical fica dependente de uma base de clientes bem específica. Se pensarmos novamente no exemplo da empresa que vende camisas sociais, é fato de que ela não faria sucesso em um local em que pessoas não usem esse tipo de roupa. E por que isso seria ruim?
À primeira vista, ter clientes específicos parece uma boa ideia por sempre ter alguém para quem vender seus produtos, fato que gera segurança. Porém, caso eles resolvam mudar para outra marca ou tenham imprevistos, a empresa automaticamente sente as consequências de não ter uma base mais ampla.
Existe um limite para o crescimento vertical?
Não. Existem várias empresas que usam dessa estratégia para crescer fortemente no mercado atual e se tornam bem influentes em seus nichos. Cabe somente aos profissionais utilizarem isso sabiamente e terem sempre o cuidado com a saturação daquele serviço no mercado.
Espera-se que você agora saiba o que é crescimento vertical e tenha maior consciência sobre sua utilidade no mundo econômico. Compartilhe para nos auxiliar na divulgação deste artigo e, caso tenha interesse em conhecer mais coisas sobre o universo financeiro, continue as leituras no nosso site!
Uma resposta para “O que é o crescimento vertical e quais as suas vantagens?”
Gostei muito, linguagem simples objetiva.