Analise fundamentalista: o que é e qual a sua função?

Analise fundamentalista: o que é e qual a sua função?
Analise fundamentalista: o que é e qual a sua função?

A análise fundamentalista é um estudo que pode ser de grande ajuda para os investidores. Uma ação não pode ser comprada aleatoriamente, o investidor precisa estudar e comparar as opções de investimento disponíveis no momento, o que abarca não só o seu momento atual, mas também a sua perspectiva de lucro a médio e longo prazo. 

Um diferencial desse estudo é que em vez de analisar o preço das ações, ele vai bem mais a fundo e mostra para o investidor qual é o valor da empresa em si. É comum que algumas pessoas desistam de fazer a análise por achá-la complexa demais, mas isso não é o certo a fazer. 

Para conhecer mais sobre esse estudo, preparamos esse texto onde entenderemos como funciona e conheceremos a importância de uma análise fundamentalista. 

O que é análise fundamentalista?

Podemos definir a análise fundamentalista como um estudo da situação financeira e outros setores de uma empresa, a fim de encontrar boas alternativas de investimento. Com esse estudo é possível conhecer melhor a empresa e determinar se ela tem ou não a capacidade de obter bons resultados a longo prazo. 

O que é análise fundamentalista?
O que é análise fundamentalista. Fonte/Reprodução: original.

O criador do estudo foi o economista Benjamin Graham, que acreditava que o preço de uma ação devia ser determinado pela possibilidade de lucro que a empresa tem no futuro, o que continua a ser a ideia principal dessa análise. 

 Como funciona a análise fundamentalista?

Para saber se uma determinada ação é ou não um bom investimento, é feita a análise fundamentalista, que por meio de um conjunto de ferramentas, determina em qual cenário micro e macroeconômico a empresa está inserida. 

 Como funciona a análise fundamentalista?
Como funciona. Fonte/Reprodução: original.

Por meio dela é possível saber se a ação está acima ou abaixo do preço devido, ao considerar a sua chance de lucro a médio e longo prazo. O estudo considera coisas como:

  • Gestão da empresa;
  • Bens de produção;
  • Concorrência de outras empresas;
  • Taxa de juros;
  • Inflação.

Ao considerar esses fatores, o analista consegue entregar bons resultados para que o investidor tome a sua decisão. 

Qual a importância da análise fundamentalista?

Com a análise fundamentalista o investidor encontra o valor real da empresa e pode prever se ela tem realmente a capacidade de gerar lucro no futuro. Dessa forma é possível  encontrar melhores alternativas de investimento e se livrar daquelas que poderiam gerar prejuízo.

Quais são os principais indicadores da análise fundamentalista? 

Dentre os indicadores que ajudam a definir o preço de uma ação através de uma análise fundamentalista, temos: 

  • Preço / Lucro: É o preço de uma ação dividido pelo lucro líquido da empresa; 
  • Preço / Valor patrimonial: Cálculo onde se divide o preço da ação pelo valor patrimonial da empresa; 
  • Dividend Yield: É definido como os ganhos de um investidor, de acordo com a distribuição de dividendos nas empresas em que possui ações;
  • Retorno sobre investimento: O ‘’ROI’’ representa basicamente o retorno total de um investimento; 
  • Ebitda: Indica quais atividades feitas pela empresa realmente geram lucro. 

Através desses indicadores, os analistas conseguem avaliar se uma ação realmente tem potencial. 

Existem alguns critérios específicos que os analistas fundamentais usam para escolher as melhores empresas para investir?

Sim, para decidir se uma empresa pode ou não ser considerada uma boa alternativa de investimento, os analistas consideram três fatores: 

  • Análise Macroeconômica: Este estudo considera em que cenário macroeconômico aquela empresa se encontra, ao analisar coisas como PIB, inflação e taxas de juros do país;
  • Análise Setorial: Essa análise trata de diversos setores no mercado de atuação da empresa, como possíveis incentivos do governo, regulamentações e até mesmo possíveis mudanças estruturais; 
  • Análise da Empresa: Essa é a análise final e trata apenas de fazer um estudo detalhado sobre a parte financeira de uma determinada empresa. 

Com isso, os analistas conseguem encontrar as melhores alternativas de investimento, e tomam melhores decisões, ao escolher ações de empresas que realmente darão lucro a médio e longo prazo. 

Caso você pretenda adquirir ações ou fazer um investimento em determinada empresa, lembre da importância de realizar uma análise fundamentalista e garantir que o seu negócio será de sucesso!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Categorias Populares

Calculadora

Geradores

Bancos

Documento

Bitcoin

Tecnologia

Beneficios

Governo

DMCA.com Protection Status