O Pix Caixa é uma modalidade de operação bancária, onde o cliente pode transferir ou receber valores financeiros sem pagar taxas. A operação é realizada por meio de uma chave que o cliente cadastra em sua conta, para realização das operações.
O que é o Pix?
O Pix consiste numa operação bancária em que tanto a pessoa física como jurídica efetuam transferências sem tarifa.

Ele foi desenvolvido pelo Banco Central e funciona desde novembro de 2020, com o objetivo de proporcionar maior possibilidade de transações entre clientes, pois podem ser feitas operações de qualquer quantia, em qualquer dia da semana e em qualquer horário.
Porém, foi instituído pelo Banco Central que entre o horário das 20h às 6h tem um limite no valor de R $1.000,00 para efetuar as operações de Pix, mas o cliente pode entrar em contato com sua instituição e verificar a respeito de alterações.
O que pode acontecer é a instituição bancária estabelecer um limite conforme o tipo de conta que o cliente possuir.
Como ele funciona?
Para o cliente realizar o pix, ele deve junto a instituição bancária, cadastrar sua chave, essa chave pode ser fornecida pelo próprio banco, ou o cliente pode definir.
Os clientes têm usado como chave seu número de CPF, número de telefone, endereço de e-mail e tem também a opção do QR Code.
Como o Pix funciona na Caixa?
O funcionamento do uso da ferramenta Pix na Caixa ocorre praticamente da mesma maneira que as demais instituições, porém ela estabelece limites diários, conforme faixa de horário, tipo de conta ou canal da instituição usada pelo cliente (App CAIXA, Internet Banking, Aplicativo CAIXA Tem, Mobile Forte).

O Pix Caixa também pode ser utilizado por pessoa física e jurídica, os clientes não pagam taxas para usar esse serviço, além de apresentar uma flexibilidade em seus dias e horários para uso. Devido a essa flexibilidade o usuário pode até mesmo efetuar suas transferências aos finais de semana e após os horários convencionais oferecidos pelas instituições bancárias.
Como cadastrar a chave Pix na Caixa?
Confira abaixo como cadastrar a chave Pix na caixa:
No Aplicativo Caixa:
Veja abaixo como cadastrar a chave pix pelo app da caixa:
- Abra aplicativo;
- Insira seu login e senha;
- Acesse a opção pix;
- Cadastre uma chave;
- Selecione uma das opções de chave;
- Clique em continuar (pode ser que envie um código. via sms ou e-mail);
- Digite o código recebido;
- Confira seus dados;
- Informe sua senha do cartão de débito;
Assim sua chave estará cadastrada.
No App Caixa Tem:
Confira abaixo como fazer o mesmo procedimento do app da caixa tem:
- Clique na opção pix;
- Clique em vamos lá; escolha as chaves;
- Cadastre as chaves selecionadas;
- Digite sua senha caixa tem;
- Clica em ok/entendi.
Pronto! já está cadastrado.
Quanto custa o Pix na Caixa?
Essa modalidade de operação bancária não agrega custo nenhum ao cliente, ela foi criada pelo Banco Central, para que os usuários tivessem uma opção mais abrangente para efetuar pagamentos, recebimentos e realizar transferências.
O Pix recebeu muita adesão por parte dos brasileiros e é utilizado cada dia mais. Chega a milhões de chaves cadastradas e operações em todo o país, a maior porcentagem de uso do pix está relacionada à pessoa física, embora as empresas também utilizem a ferramenta.
Devido ao seu crescente uso já temos o Pix Saque e o Troco. O Banco Central promete novas modalidades como o Pix Por Aproximação e o Parcelado.