De todos os tipos de inflação, um dos mais simples de entender é a inflação de demanda. No entanto, isso não torna sua investigação e intervenções mais fáceis, principalmente por ser uma inflação tão perigosa quanto os demais tipos, que já se enquadram numa categoria que é um dos problemas econômicos mais clássicos a atingirem a sociedade.
A inflação de demanda, por mais simples e até mesmo comum que seja, ainda assim é um tipo de inflação localizada, que não atinge todos os níveis financeiros exatamente, mas acaba perseguindo alguns tipos específicos e assim causando a inflação como um todo.
Hoje iremos conhecer mais sobre a inflação de demanda e a forma como esse tipo de problema financeiro ocorre. Confira!
O que é a inflação de demanda?
A inflação de demanda é um tipo específico de inflação, mas para todos os efeitos funciona de maneira muito similar a este tipo de fenômeno financeiro e econômico.
Uma inflação se caracteriza pela alta dos preços de determinado setor da economia, por vezes de tantos setores ao mesmo tempo que essa inflação é praticamente generalizada e é uma inflação que acomete a economia nacional, algumas vezes até mundial.
Mas a inflação de demanda, especificamente, é caracterizada pela antiga lei de oferta e demanda. A lei que praticamente rege todo o mercado diz que, quanto mais oferta de um produto e quanto menor a sua demanda, logo, mais o seu valor tende a abaixar. Mas o contrário também é verdade: quanto mais demanda por determinado produto e menor sua oferta, mais seu valor tende a aumentar.
Esse aumento de valor por um determinado produto que está sendo pouco ofertado no mercado é o que chamamos de inflação de demanda.
Quais são os principais tipos de inflação de demanda?
A inflação por demanda, como já mencionamos, é um tipo específico de inflação. Ela por si só é uma inflação que se prolonga e cresce conforme as leis de mercado de oferta e demanda são distorcidas, e acaba que determinado artigo está sendo mais ofertado — há muito dele no mercado — do que demandado. Isso é o que causa especialmente a inflação de demanda.
Já que esses produtos são variados no mercado, não podemos dizer que existe um tipo específico de inflação por demanda, mas sim que pode haver tipos de causas diferentes para este tipo de inflação. Podemos destacar, entre os motivos: a alta das importações, algum desastre nesse setor ou algo que justifique sua alta procura.
Qual é o impacto da inflação de demanda sobre a economia?
Como todo tipo de inflação, uma vez que a inflação de demanda se instaura na economia, toda ela começa a sofrer os seus impactos, como em um efeito dominó. Em qualquer que seja o caso, os preços desse segmento de bem irão aumentar exponencialmente de qualquer modo.
Como a inflação de demanda pode ser reduzida?
A inflação de demanda só pode ser reduzida conforme o público e a demanda for sanada. Isso pode se dar por diversas formas, simplesmente com o mercado voltando ao normal ou com práticas fiscais do governo e Estado, que tentam fomentar o ramo da economia que está sendo demandado.
Seja qual for a saída, o público deve ser atendido para que os preços parem de continuar subindo e o setor financeiro se estabilize.