Lentamente o Brasil apresenta mais resultados positivos pós pandemia, o que contribui também com o mercado de trabalho, e para quem ainda está a procura de um novo emprego e uma recolocação, é importante saber quais foram as empresas que mais contrataram no primeiro semestre de 2022.
Isso porque essa movimentação também agita a economia brasileira e gera oportunidades para quem encontra dificuldades na hora de conseguir um novo emprego. Neste post, confira quais foram as empresas que mais contrataram no primeiro semestre de 2022 e em que áreas elas atuam.
Quais setores e empresas que mais contrataram no início de 2022?
As empresas que mais contrataram no primeiro semestre de 2022 estão principalmente na área de pequenos negócios que movimentaram praticamente todos os setores da economia. Mas as áreas de serviços, comércio e indústria também apresentam crescimento em suas oportunidades de trabalho.
Houveram melhorias contra alta taxa do desemprego?
Sim, e essas melhorias são significativas, isso porque além da quantidade de propostas de emprego ter aumentado em 40% pelas empresas que mais contrataram no primeiro semestre, conforme o Ministério do Trabalho e Economia, o Brasil apresenta 196,9 mil empregos com carteira assinada no mês de abril deste ano.
São mais contratações do que demissões ocorridas, e esse resultado é possível porque são 73% das empresas no mercado buscam novos funcionários, consequentemente o desemprego do país diminuir consideravelmente.
O mercado formal no Brasil no primeiro semestre de 2022
Mesmo com a evidente diminuição do desemprego e o aumento de oportunidades no mercado de trabalho, a cada dia mais o mercado formal no Brasil tem encolhido enquanto o número de trabalhadores autônomos teve um aumento de 40%.
E esse é sim um dos impactos da pandemia, já que através da crise enfrentada milhares de pessoas tiveram que se reinventar para manter sua renda, com isso, novos negócios foram criados e empregos gerados.
Contratações em Micro e Pequenas Empresas
O conhecido empreendedorismo por necessidade como citado acima, ganhou destaque por conta da pandemia, mas ainda assim existem os microempreendedores conhecidos como MEI e pequenas empresas também.
Muitas dessas micro e pequenas empresas criadas sob necessidade do efeito pandêmico conseguiram se estabelecer no mercado e por vezes precisam de novos funcionários para diferentes funções, precisando assim fazer contratações.
Mercado de trabalho na Indústria
Embora a indústria brasileira também apresente mais contratações do que demissões, ela ainda enfrenta dificuldades econômicas e vem tentando se recuperar, os setores de vestuário, biocombustíveis e calçados são os maiores responsáveis por essa recuperação.
Por conta do aumento constante do petróleo, os produtos derivados dele estão cada vez mais caros por isso a procura por biocombustíveis também cresceu nos últimos meses.
Já as indústrias de calçados e vestuário não precisam mais se preocupar, afinal, agora que o mundo está voltando ao normal, as pessoas voltaram a consumir mais produtos não essenciais, então a retomada de vendas é garantida.
Índice de trabalhadores brasileiros com carteira assinada no primeiro semestre de 2022
Entre 2014 a 2022 segundo o IBGE o índice de trabalhadores brasileiros com carteira assinada diminuiu em 2,8 milhões. Chegamos então aos números, no primeiro semestre de 2022 os resultados são 36,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
O principal objetivo nessas movimentações é manter o país em uma situação econômica estável e proporcionar essa estabilidade também à população brasileira em geral. Existem empresas que já possuem como meta fazer mais contratações durante todo o ano de 2022, gerando assim mais oportunidades no mercado de trabalho e fica como dica acompanhar as empresas que mais contrataram no primeiro semestre e suas possíveis novas vagas.