Como a maioria das ocupações, os despachantes aduaneiros devem ser atualizados ao longo do tempo. Atualmente, excelentes despachantes aduaneiros são agentes de soluções em comércio exterior, agregando valor à cadeia logística de seus clientes (importadores / exportadores).
De acordo com a lei, a função principal do despachante aduaneiro é formular um formulário de declaração de importação ou formulário de declaração única de exportação, especificando o regime aduaneiro, NCM e Incoterms aplicáveis na operação.
Etapas para tornar-se Despachante Aduaneiro
Apresentar os documentos necessários ao Serviço de Receita Federal dos EUA para se tornar um despachante aduaneiro assistente (para obter mais detalhes, consulte o artigo “A diferença entre um assistente e um despachante aduaneiro”);
Aprovou os documentos e publicou seu nome como despachante aduaneiro adjunto no Boletim Oficial da União (DOU);
Atuou como despachante aduaneiro adjunto por 2 anos;
Participar do exame de despachante aduaneiro e atender aos demais requisitos do decreto de qualificação da Academia Nacional de Administração Pública-ENAP (ESAF-Financial Management Academy Merger Agency) e ser aprovado;
Após passar no teste, inicie os procedimentos administrativos junto à Receita Federal e apresente os documentos necessários para se tornar um despachante aduaneiro;
Após o encerramento do processo, caso não haja os correspondentes entraves processuais administrativos, o nome do seu despachante aduaneiro será publicado no Boletim Oficial da União (DOU).
Despachante Aduaneiro, como se tornar um?
Para se tornar um despachante aduaneiro, primeiro você precisa ser um despachante aduaneiro assistente por pelo menos dois anos. Após dois anos como assistente, você poderá fazer o Exame de Qualificação Técnica de Assistente Aduaneiro-ADA. Ao obter os requisitos mínimos exigidos na prova, de acordo com o edital, você poderá trazer a documentação e se tornar o despachante aduaneiro de fato.
Após a divulgação dos resultados da análise de qualificação técnica, o auxiliar de declaração aduaneira aprovado terá o prazo de 1 (um) ano para solicitar o registro no cartório de registro aduaneiro. É preciso ressaltar que não existem cursos que qualifiquem os alunos para o despacho aduaneiro. Após a análise dos documentos necessários listados na IN / RFB nº 1.209 / 11, somente a Receita Federal poderá aprovar o novo despachante aduaneiro. Além de outros requisitos, como arquivo limpo na autoridade policial, para se tornar despachante aduaneiro é necessário ser brasileiro, ter mais de 18 anos e ter, no mínimo, o ensino médio completo.
Por que dois anos de experiência?
O período probatório de dois anos como auxiliar é muito importante, pois durante este período a pessoa irá adquirir conhecimentos práticos e, assim, melhorar seu nível de conhecimento. Experiência e conhecimento farão com que o assistente se familiarize com o processo de desembaraço aduaneiro do cliente. Os dois anos também servirão para que os assistentes desenvolvam um bom plano de estudos para obter uma gama completa de conhecimentos teóricos que serão utilizados no dia a dia e posteriormente no exame de qualificação.
Prova para Despachante Aduaneiro
O nome oficial do Exame de Qualificação de Despachante Aduaneiro é Exame de Qualificação Técnica de Avaliação de Assistente de Despachante Aduaneiro. O exame de qualificação técnica inclui a avaliação da capacidade profissional do despachante aduaneiro para exercer a profissão de despachante aduaneiro.
Isso não é inteiramente uma “competição” pela posição do despachante aduaneiro. Trata-se de um exame de qualificação, semelhante ao caso do bacharel em Direito, que precisa ser aprovado no exame da OAB para exercer a profissão. De acordo com o parágrafo único do art. 4º da IN / RFB nº 1.209 / 11, o exame de qualificação técnica deverá ser realizado uma vez ao ano. Embora declarado na norma, o último exame foi realizado em 2018. Não há anúncios para os exames de 2019 ou 2020.
A notificação do exame de qualificação anterior em 2018 para determinar o exame é a seguinte: Teste objetivo 1-Conhecimentos básicos (português e língua estrangeira (espanhol ou inglês)) e conhecimentos específicos (legislação aduaneira), com peso máximo de 60 valores.
Conhecimentos específicos do teste de destino 2 (controle e desembaraço aduaneiro e identificação científica de commodities), com peso máximo de 80 pontos. “Avaliação de commodities” é uma técnica para verificar fisicamente commodities que são geralmente armazenadas em contêineres. De acordo com a IN / RFB nº 1.209 / 11, somente são considerados aprovados no exame de qualificação técnica os auxiliares de alfândega que obtiverem pelo menos 70% da nota total correspondente a um conjunto de provas.