Conseguir o capital de giro para a sua empresa pode ser, por vezes, um problema que deve ser tratado com urgência, exigindo pressa para receber os valores de compras a longo prazo, ainda parceladas e não fechadas, e é aqui que entra o desconto de duplicatas.
O desconto de duplicatas funciona de modo parecido com a compra de um título que é creditado para a empresa, é algo que pode ser bastante favorável tanto para a empresa quanto para o banco.
Vamos entender mais sobre toda a dinâmica do desconto de duplicatas e como essa prática pode impactar as vendas e o capital de empresas. Confira mais no artigo abaixo!
Como funciona o desconto de duplicatas?
Com a popularização de cartões de crédito, é natural que haja um aumento nas compras realizadas a prazo e, principalmente, compras parceladas. No nosso país, existem muitos compradores que optam por parcelar suas compras e por ter mais tempo para pagar com parcelas mensais menores do que um montante de um produto.
Mas e se uma empresa quiser utilizar um dinheiro que, em teoria, já é dela, mas ainda não recebeu? E se uma loja, por exemplo, quiser já usufruir do valor total que determinado cliente pagaria, sem que o todo tenha sido pago, ainda, porque o cliente dividiu? É justamente aí que entra o desconto de duplicatas como alternativa para a empresa em questão.
O desconto de duplicatas é como um resgate do saldo que uma empresa teria que receber somente no futuro, devido a uma compra parcelada, por exemplo, ou a uma venda ainda não fechada. Assim, o banco acaba “soltando” e dando o crédito dessa venda ainda não fechada para a empresa, que agora pode gozar daquele valor de modo mais rápido, sem precisar esperar.
Qual é o percentual de desconto aplicado nas duplicatas?
Uma das grandes vantagens do desconto de duplicatas — além de colocar as mãos em um crédito que só receberia posteriormente — é que os juros são todos pré fixados. Ou seja, não há nenhuma surpresa em relação à sua cobrança. Os juros são sempre de 15% ao mês, então fica muito mais fácil para qualquer um calcular o quanto de dinheiro irá “perder” por solicitar um desconto desses.
O desconto de duplicatas é válido para todos os clientes?
O desconto de duplicatas só é válido para aqueles clientes que são empresas privadas e que atuam com vendas que se encaixam nos parâmetros para duplicatas, sendo elas vendas longas ou a prazo.
E é importante aqui pontuar que o desconto de duplicatas pode gerar alguns problemas para a empresa que solicitar pelo seu desconto, dentre eles o fato de que, se a venda der errado ou o cliente não pagar, você deve devolver o dinheiro ao banco.
Como posso saber se o cliente tem direito ao desconto de duplicatas?
Saber se um cliente tem direito ao desconto de duplicatas é um tanto quanto simples. O primeiro passo é verificar se ele é uma Pessoa Jurídica e, depois, pontuar se ele realiza vendas a prazo ou parceladas, ou se ele realiza vendas longas, que podem se encaixar em um potencial desconto de duplicatas.
Como saída para quem procura um capital atual e rápido, o desconto de duplicatas é realmente uma ótima alternativa e vale a pena conferir caso você possa solicitá-lo.