É comum vermos ou ouvirmos nos jornais notícias relacionadas à União Europeia. Mas o que é realmente esse bloco? Em busca de melhorar as suas economias, alguns países se unem para fazer acordos comerciais que tragam benefícios para ambos os lados. A partir daí, nasce a União Europeia.
Além do cenário político-econômico, a União Europeia também tem um papel importante nas questões sociais. Quer entender um pouco mais desse bloco econômico? Continue acompanhando este artigo!
O que é a União Europeia?
A União Europeia é um dos principais blocos econômicos do mundo, nascido a partir de um conjunto de 27 nações europeias que possuem acordos político-econômicos. Esse é o bloco econômico mais antigo e poderoso da atualidade.
Os países que compõem a nação europeia possuem uma moeda única: o euro. Assim, os países que adotam oficialmente essa moeda formam a Zona do Euro.
Quais são os seus objetivos?
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países europeus encontravam-se devastados. Assim, para que pudessem se recuperar de forma conjunta e retomar a paz no continente, foi criada a União Europeia.
Mesmo que já tenham se passado mais de 70 anos desde o fim da Segunda Guerra, o objetivo da União Europeia segue sendo o mesmo: a promoção da paz e bem-estar de toda população dos 27 países que compõem a união.
Dentre os objetivos fixos deste bloco econômico, podemos destacar:
- Garantia de justiça e liberdade para a população europeia;
- Combate à discriminação e exclusão social;
- Promover a interação econômica e social entre os membros;
- Melhorias para o meio ambiente;
- Promover o respeito entre as culturas e diversidade linguística entre os países do bloco.
Ao cumprir esses objetivos, a União Europeia consegue promover a paz e segurança econômica e social para todos os habitantes dos países que integram o bloco.
Qual é a sua história?
A União Europeia surgiu a partir da Benelux, uma organização econômica formada por Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, criada durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental, França e Itália também se juntaram à essa organização.
O objetivo era promover o desenvolvimento do comércio do carvão nesses países. Com isso, o nome da união foi alterado para Ceca. Após isso, essa organização decidiu expandir as suas atividades para outros setores da indústria e economia. Assim, a Ceca foi desfeita e a CEE (Comunidade Econômica Europeia) foi criada.
Isso fez com que os outros países europeus despertassem interesse em entrar para a União Europeia. Com o tempo, cada vez mais países foram adentrando, buscando desenvolvimento econômico, até que em 1992, com o tratado de Maastricht, a União Europeia foi oficialmente criada.
Como funciona a União Europeia?
A atuação da União Europeia inclui tanto ações político-econômicas quanto sociais. Para que todas essas funções sejam atendidas, foram criadas as seguintes instituições:
- Conselho Europeu;
- Conselho da União Europeia;
- Comissão Europeia;
- Parlamento Europeu;
Esses órgãos são responsáveis pela criação de novas leis e tomadas de decisões que envolvam os países da União Europeia. Enquanto a Comissão Europeia formula novas leis e propostas, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia são os responsáveis por analisá-las e aprovar ou não essas propostas.
Uma dessas propostas foi a criação do euro, moeda adotada pelos países que integram a União Europeia. O objetivo da criação dessa moeda era impulsionar a economia dos países do bloco e facilitar o comércio entre eles.
Dessa forma, com uma história intimamente atrelada à Segunda Guerra e sendo resultado de um esforço conjunto de atuação, a União Europeia evoluiu a ponto de se tornar um dos mais importantes e poderosos blocos econômicos da atualidade.