O empréstimo pessoal é uma das alternativas para quem procura meios de sair do vermelho, quitar dívidas, fazer uma viagem ou precisa investir em questões de saúde, ou educação.
Antes de fechar negócio, é muito importante comparar cada modalidade e instituição para entender qual delas trará mais benefícios para você, pois um empréstimo envolve diversas coisas.
Por isso, é importante compreender as taxas de juros, para evitar acumulo de dívidas, como a instituição bancária ou financeira funciona, entre outros. Neste conteúdo você vai descobrir como encontrar o empréstimo pessoal perfeito, como funciona a categoria e muito mais!
O que é o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é uma das modalidades de empréstimo mais procuradas por usuários pela simplicidade e facilidade de solicitar. Essa modalidade de empréstimo permite que o cliente faça o empréstimo sem precisar dar satisfação de como o dinheiro será gasto.
Para que serve o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal serve para que um indivíduo receba uma quantidade específica de dinheiro da qual necessita para qualquer finalidade. Com essa quantia a pessoa pode quitar dívidas, organizar a vida financeira, comprar um carro, dar entrada em um imóvel ou até mesmo fazer uma viagem e irá devolver o valor aos poucos.

Por este motivo, o empréstimo pessoal é uma das modalidades de crédito mais procuradas. Por ser uma modalidade mais fácil e que não tem tanta burocracia quanto as outras, o empréstimo pessoal é a melhor alternativa para quem busca por dinheiro rápido.
Quais os principais benefícios de contratar um empréstimo pessoal?
Além de não precisar justificar o uso do dinheiro, existem outros diversos benefícios em contratar um empréstimo pessoal. Um dos maiores benefícios é que a liberação do dinheiro é bem rápida. Além disso, pessoas com restrições no nome podem solicitar o crédito sem problemas.
Como funciona o empréstimo pessoal?
O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecido para pessoas físicas. Isso significa que não é necessária uma garantia para que o valor seja disponibilizado.
Nessa modalidade a intuição bancária ou financeira cobra juros determinados em contrato. Por isso, é necessário entender como funcionam as opções, taxas, quais os tipos de pagamento e muito mais. Esse tipo de dúvida pode ser tirada diretamente com a empresa ou instituição, já que cada uma determina as suas especificidades.

Assim como outras modalidades de crédito, no empréstimo pessoal, o cliente passa por uma análise de crédito para que a empresa ou instituição tenha certeza de que o consumidor tenha condições de pagar pelas parcelas e quitar a dívida criada.
Após a análise de crédito, caso seja aceita a solicitação, a pessoa pode receber o valor solicitado no banco ou financeira. O dinheiro cai na conta na hora e pode ser utilizado como quiser. Quanto ao pagamento, será inciado pelas parcelas até a data do vencimento, conforme o acordo.
Quais as taxas de contratação um empréstimo pessoal?
Confira abaixo quais são as taxas para contratar um empréstimo pessoal de acordo com cada instituição bancária:
Banco | Taxas |
---|---|
Banco Itaú | 10,03% ao ano |
Caixa Econômica | 29,54% ao ano |
Banco Inter | 12,68% ao ano |
Banco Sicoob | 13,53% ao ano) |
As taxas citadas acima podem variar conforme a quantidade e valor das parcelas. Então é importante ficar sempre atento a isso!
Quais as melhores opções de empréstimo pessoal?
Atualmente muitas instituições financeiras oferecem diversas modalidades de linha de crédito e o empréstimo pessoal é um deles. Confira quais são as melhores opções:
- Simplic;
- Caixa Econômica Federal;
- Creditas;
- Geru;
- Banco Itaú;
- Sicoob;
- Serasa eCred;
- Bom pra Crédito;
- Rebel.
Cada uma dessas empresas oferecerá um acordo distinto, portanto, para descobrir qual é o empréstimo perfeito para você, é necessário colocar no papel os detalhes de sua organização financeira e entender de quanto precisa e que condições são ideais para você pagar mensalmente.
Dessa forma, conseguirá analisar as ofertas de cada empresa, comparar taxas e condições de pagamento e adequar o acordo à sua realidade, evitando o acúmulo de mais dívidas.
Antes de tudo é importante verificar a veracidade da empresa financeira que você está solicitando o empréstimo. Lembre-se que não existe nenhuma modalidade de empréstimo que pede um valor de entrada antes do dinheiro cair na sua conta!