Quais são os principais tipos de empréstimos?
Você sabe quais os principais tipos de empréstimos? Embora sejam vistos no geral com bastante desconfiança, empréstimos podem ser realmente uma salvação financeira na vida de quem os usa com inteligência e responsabilidade.
E para isso o mercado oferece uma vasta gama de empréstimo para você utilizar conforme achar conveniente. Por esse motivo fizemos um resumo com os principais tipos de empréstimos, vamos conhecê-los!
O que é o empréstimo?
Para entender os principais tipos de empréstimos vamos primeiro entender o que é o empréstimo. O empréstimo é o ato de pegar emprestado uma quantia em dinheiro ou uma carta de crédito de uma instituição.

Essa quantia em dinheiro ou crédito será paga para a instituição financeira, seja banco ou Fintech (em alguns casos até o Estado) de forma parcelada. Porém, essas parcelas serão acrescidas de juros, justamente para ser um negócio rentável para quem está oferecendo o empréstimo.
Para que serve o tipos de Empréstimos?
Os principais tipos de empréstimos existem para atender os diversos tipos de pessoas que solicitam esses créditos.
Entre os diversos tipos de empréstimos existem aqueles que atendem melhor quem quer uma quantia alta, outros atendem melhor quem quer uma quantia baixa, outros atendem nomes negativados, e por aí vai.
Há até aqueles destinados para Pessoas Jurídicas, para empresas e para empréstimos que visam pagar um determinado tipo de produto ou serviço específico. Os diversos tipos de empréstimos servem para versatilizar o serviço.
Tipos de empréstimo e como funciona cada um
Mas mesmo entre os principais tipos de empréstimos diferentes o seu modo de funcionamento no geral não se altera. Sempre segue a lógica onde um indivíduo solicita, seja em seu nome ou em nome de uma instituição, recebe um montante elevado de dinheiro e o paga gradualmente.
Entre algumas opções principais estão o empréstimo pessoal, o consignado, com garantia e aqueles especificos para empresas ou para quem tem pessoa jurídica.
Quais as taxas de juros do empréstimo?
Mas o que mais deixa as pessoas com medo quando falamos dos principais tipos de empréstimos são as chamadas taxas.
Na verdade, a principal taxa do empréstimo é a taxa natural do serviço, que é utilizada justamente para fazer do negócio rentável ao banco. Hoje já existem meios de fiscalizar e atuar instituições que colocam altas taxas em seus empréstimos, levando a uma prática chamada de agiotagem.
Mas no geral os empréstimos têm duas taxas: a taxa comum do empréstimo e a taxa de juros conforme haja inadimplência ou atraso no pagamento. E elas variam de acordo com a financeira ou banco que disponibiliza o empréstimo.
Como solicitar um empréstimo?
E se você precisa de um empréstimo é bastante simples. Basta entrar em contato com seu banco de preferência ou instituição financeira e realizar sua solicitação.
Provavelmente, lá você receberá ofertas dos principais tipos de empréstimo que trataremos a seguir, então pesquise e escolha a opção da maneira que for mais conveniente para você. E é importante: para solicitar o empréstimo é necessário ter mais de 18 anos.
4 opções de empréstimos para solicitar
Vamos conhecer então quais os principais tipos de empréstimos, oferecidos pelos bancos e financeiras. Confira!
Empréstimo pessoal
Esse é com certeza o principal. O empréstimo pessoal é dedicado para Pessoas Físicas, pode ser de grandes ou pequenas quantidades e nessa categoria o solicitante não precisa declarar no que irá utilizar o dinheiro.
Empréstimo Pessoa Jurídica
O empréstimo para Pessoa Jurídica atende empresas ou instituições com CNPJ e conta com valores bem altos, pode chegar a centenas de milhares de reais. Em muitos casos, nesse empréstimo é necessário declarar para que irá usar o dinheiro.
Empréstimo com Garantia
Esse tipo de empréstimo funciona na categoria do empréstimo pessoal, porém nessa modalidade quem solicita dá algo como garantia, caso não pague todas as parcelas do empréstimo, o imóvel, celular ou veículo será tomado pelo banco.
Empréstimo Consignado
Esse tipo de empréstimo é descontado direto da folha de pagamento de quem emprestou, prática comum para funcionários públicos e aposentados pelo INSS.
Agora você já conhece quais os principais tipos de empréstimos e está muito mais habilitado para escolher o seu! Mas lembre-se de optar por uma instituição financeira que tenha opções de juros mais baixos para não afetar seu orçamento a longo prazo.