O resultado bruto, no contexto empresarial, é um indicador muito importante que ajuda a entender as receitas provenientes das atividades do negócio. Ela se junta a outros recursos que possuem funções parecidas e é indispensável para a manutenção da saúde e equilíbrio financeiros.
Nesse cenário, entender como é feito o cálculo do resultado bruto é fundamental, seja para grandes ou pequenos negócios. Continue no texto e veja, nos próximos parágrafos, como esse tipo de operação matemática deve ser realizada.
O que é o resultado bruto?
O resultado bruto, também conhecido como lucro bruto, é um dos indicadores mais relevantes sobre as finanças de uma empresa. Ele leva em consideração a relação entre a receita total de uma atividade e os seus custos variáveis. Com isso, ele mostra quanto de dinheiro entra na empresa a partir da execução de suas atividades principais.
Em outras palavras, o resultado bruto é uma métrica contábil utilizada para conhecer com precisão, quais são os custos variáveis e as receitas geradas pelos serviços, ou produtos principais da empresa.
Para que serve o resultado bruto?
Como dito acima, o resultado bruto é um indicador. Isso quer dizer que sua função principal é contribuir para a observação da saúde financeira da empresa e do equilíbrio das contas. Assim, ele se une a outras métricas matemáticas que também são fundamentais e que, juntas, formam o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) da pessoa jurídica em questão.
Quais as diferenças de resultado bruto e resultado líquido?
Além do resultado bruto propriamente, outro demonstrativo das atividades financeiras de uma empresa muito importante é o resultado líquido (ou lucro líquido). Mas, apesar da intransferível relevância dos dois indicadores, é muito importante não confundi-los, já que eles possuem objetivos e fórmulas de cálculos diferentes.
De uma maneira simples, a diferença entre os dois está baseada principalmente na forma como são realizados os cálculos. Enquanto o resultado bruto leva em consideração apenas os custos variáveis, o resultado líquido, também conhecido como lucro final, precisa incluir os custos variáveis e também os fixos.
Dessa forma, o lucro líquido deve apresentar, em suas operações, custos relacionados a pagamentos de tributos regulares (como o IPTU), folha salarial dos funcionários, aluguel do maquinário, entre outras coisas que são consideradas valores fixos.
Como funciona o resultado bruto?
O resultado bruto, como foi explicado anteriormente, é alcançado com base na relação entre receita total e os custos variáveis. Estes, por sua vez, são formados por todas as contas que estão ligadas à execução das atividades-fim da empresa.
Na indústria fabril, por exemplo, ao se produzir uma unidade de qualquer produto, todos os custos relacionados a essa fabricação são considerados custos variáveis. Eles recebem esse nome específico porque variam conforme a quantidade produzida.
Os custos fixos, entretanto, nunca oscilam, independentemente do número de produtos fabricados. O preço do IPTU, por exemplo, será invariável, mesmo se a empresa produzir pouco ou muito. A mesma coisa serve para o salário dos funcionários e as outras despesas de caráter permanente.
Dessa forma, para entender o resultado bruto em si, é fundamental levar em consideração todos os custos variáveis. Veja, abaixo, como esse cálculo funciona na prática.
Cálculo
O lucro bruto sempre é o resultado da subtração da receita total com os custos variáveis. A fórmula, portanto, fica assim:
Resultado bruto = receita total – custos variáveis
É muito simples de ser aplicado, mas exige uma atenção especial na hora de incluir os custos variáveis, para que não sejam esquecidos nenhum. Esse erro pode resultar a indicação incorreta de lucro bruto e, consequentemente, afetar a leitura da situação financeira da empresa.
Depois de todas essas informações é mais fácil perceber qual é a importância do resultado bruto e também como chegar até ele. Independentemente se sua atividade é pequena ou grande, não se pode abrir mão desse recurso para entender o equilíbrio das contas do seu negócio.