Curso de Finanças Pessoais: Veja algumas opções

0 88

Fazer um curso de finanças pessoais pode ser uma excelente ideia para quem tem problemas com o controle sobre os gastos e as contas. Muita gente enfrenta esse tipo de situação e, muitas vezes, isso acontece porque elas não têm conhecimento sobre os conceitos básicos de finanças ou sobre as estratégias para poupar dinheiro.

Nesse contexto, o curso de finanças pessoais pode fazer toda a diferença. Neste texto você pode entender melhor como funcionam esses cursos. Além disso, também vai conhecer opções reais que podem ser feitas tanto gratuitamente como na versão paga. Continue a leitura e confira tudo isso.

O que são os Curso de Finanças Pessoais?

Um curso de finanças pessoais é um conjunto de ensinamentos relacionados ao entendimento e à aplicação de conceitos financeiros na prática do dia a dia, isto é, na tomada de decisões. 

Quando um membro da família resolve comprar algo, por exemplo, ele aplica, mesmo que inconscientemente, conhecimentos sobre finanças. E essa tomada de decisão pode afetar as contas no fim do mês.

O que são os Curso de Finanças Pessoais?
Curso de finanças pessoais.
Fonte/Reprodução: original.

Nesse cenário, o curso de finanças pessoais fornece para as pessoas acesso aos conhecimentos básicos sobre controle financeiro que podem ajudar no equilíbrio das contas e dos gastos de uma forma geral.

Qual importância de um Curso de Finanças Pessoais?

Fazer um curso de finanças pessoais é importante porque é muito fácil as pessoas contraírem dívidas que não conseguem arcar. Ter descontrole sobre as próprias finanças é algo comum entre os brasileiros. Assim, obter conhecimentos fundamentais sobre esse tema pode contribuir para um maior equilíbrio das contas e, também, pode ajudar a não se afogar em dívidas e a realizar objetivos pessoais.

Conheça os melhores Cursos de Finanças Pessoais

Tem muita opção de curso de finanças pessoais por aí. É possível encontrar boas alternativas pagas e até gratuitas. Confira abaixo alguns cursos interessantes para quem quer começar a entender esse mundo e ter controle sobre as contas.

Gestão de Finanças Pessoais

O Banco do Brasil oferece o curso Gestão de Finanças Pessoais para qualquer pessoa interessada. Ao longo de 20 horas de estudos (divididos em 30 dias), a formação é feita por meio da abordagem prática de conceitos chaves, como orçamento, relacionamento com o dinheiro, investimentos, endividamento, crédito, entre outros. As turmas costumam ter 3 mil vagas.

Gestão de Finanças Pessoais
Gestão.
Fonte/Reprodução: original.

Para se inscrever nele é preciso acessar o portal da Cidadania Financeira e se cadastrar. No fim do curso ainda tem certificado de participação.

B3 Educação

A B3 Educação é uma página vinculada à Bolsa de Valores que conta com vários cursos sobre investimento para as pessoas. O foco geral é ensinar mais sobre o mercado financeiro. Alguns dos cursos disponíveis são gratuitos e outros são pagos. No site da B3 dá para conferir todos eles e também dá, claro, para se inscrever.

CVM Educacional

A divisão educacional da Comissão de Valores Mobiliários também possui opções interessantes de cursos sobre finanças pessoais. São dois cursos disponíveis: um sobre educação financeira para jovens e outro sobre poupança e investimento. Os dois possuem carga horária de 15 horas.

Cursos da FGV

A Fundação Getúlio Vargas também oferece às pessoas um curso de finanças pessoais. No caso, são cinco opções de cursos que abordam desde organização financeira familiar e noções de investimento até aposentadoria e consumo consciente. Os cursos são todos gratuitos e no portal da FGV é possível conferir melhor como eles funcionam.

Cursos do Senai-SP

O Senai de São Paulo tem um curso específico sobre finanças pessoais. Qualquer pessoa pode se inscrever nele e ter contato com conceitos como planejamento das finanças pessoais, administração de dívidas, investimentos, entre outras coisas.

Curso do Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional também tem boas opções de curso de finanças pessoais. No caso, as formações oferecidas pelo TN são direcionadas especificamente para quem quer ter mais conhecimento sobre investimento em títulos públicos. 

Eles são divididos em níveis e englobam os ensinamentos básicos e os mais avançados também. No site do TN dá para conferir melhor essas informações.

Essas são algumas opções para quem quer fazer um curso de finanças pessoais e cuidar melhor do seu dinheiro. Na internet ainda existem muitas outras alternativas, mas essas citadas acima já oferecem uma boa quantidade de informações sobre finanças. Agora, é só se debruçar sobre os estudos e nunca mais sofrer com o descontrole das contas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

DMCA.com Protection Status