Buit to suit é uma categoria de negócios entre locatário e inquilino que vem sendo uma verdadeira febre no mercado imobiliário. Afinal, quem nunca quis morar em um lugar que foi feito sob medida para te atender? Essa é uma vantagem que poucas pessoas podem dizer que tem. Além disso, com o método built to suit o locatário sempre terá certeza de ter contratos de aluguéis bem duradouros. Preparado para conhecer mais sobre o método de negócio? Confira em nosso artigo!
O que é built to suit?
Built to suit é uma frase que em inglês significa algo como “feito sob medida” ou “feito para servir (no sentido de se adequar)”. E a frase não poderia ser mais exata, segundo o método do buit to suit determinado locatário faz um contrato de aluguel com um inquilino antes do imóvel ficar pronto.
Aqui quando falamos de ficar pronto estamos abrangendo duas situações: o imóvel está sendo construído ou o imóvel está sendo reformado. De qualquer forma, a obra nem ao menos foi começada ou concebida, e o locatário já tem um contrato com o seu inquilino. Isso se dá assim porque a obra realizada neste imóvel, tanto em sua construção como em sua reforma, seguirá aquilo que foi proposto no contrato.
E aquilo que está no contrato é exatamente aquilo que o inquilino pediu, ou seja, a obra praticamente foi guiada pelo inquilino e seguirá exatamente aquilo que ele quer. Justamente por isso essas obras realizadas segundo o built to suit costumam ter aluguéis muito maiores, porque a reforma ou a construção do imóvel será paga por esse inquilino junto com o aluguel.
Quais são as vantagens de construir um built to suit?
Existem inúmeras vantagens de utilizar o método built to suit. Em primeiro lugar são as vantagens para o inquilino, afinal, ele irá morar em um lugar que ele mesmo escolheu, sob as condições que escolheu. Ou seja: não há o que reclamar, não é mesmo? Afinal, tudo o que será construído seguindo o método built to suit foi escolhido pelo inquilino.
O locatário só tem a ganhar também. Embora a construção não seja paga imediatamente pelo cliente, ela está com o seu valor já contido na quantidade de aluguéis, parcelas duradouras que vão até o imóvel ser pago totalmente.
Como funciona o processo de construção de um built to suit?
Embora o processo de built to suit possa parecer realmente interessante para uma grande parcela no mercado, ele não é fácil de ser firmado. Isso porque para dar cabo e chegar a firmar o contrato, são necessárias uma quantidade imensa de informações que definem praticamente tudo a respeito do imóvel. Como será construído, sua estrutura, e outras informações extremamente precisas.
Quais são os riscos associados à construção de um built to suit?
E falamos bastante das vantagens de optar pelo método built to suit, mas claro, ainda existem riscos associados a esse método de negócio. Para os locatários, existe o risco de inadimplência dos inquilinos, e para os inquilinos, saibam que imóveis construídos e reformados por esse método de aluguel tendem a ter parcelas imensas, grandes e a se perder de vista. Logo, cuidado ao escolher esse tipo de negócio e preste atenção se vale a pena realmente.
Existem limitações para o tamanho ou tipo de edifício que pode ser construído como um built to suit?
Em teoria não existem limitações para o tamanho de uma construção built to suit que seja inerente ao contrato, somente em relação ao terreno e local da construção.
Embora seja um método vantajoso, o built to suit pode ser extremamente arriscado dependendo da situação. Então cuidado ao optar por esse modelo de negócio.