Entender o funcionamento de uma empresa de exportação é de extrema importância, para conhecer tanto as relações entre as várias companhias existentes no mercado, como também notar como anda a economia de um país.
Porém, é possível perceber que muitos não conhecem os detalhes que fazem com que uma empresa de exportação seja importante para a estabilidade de vários outros serviços existentes. Para esclarecer esse e mais outros pontos, continue a leitura deste artigo.
O que é uma empresa de exportação?
Para introduzir, vamos abordar sobre qual seria a definição de empresa de exportação. Basicamente, esse tipo de companhia é responsável por comercializar serviços ou produtos para o mercado mundial. Esta característica permite que alianças se criem, e que outras tecnologias evoluem com a interação de várias empresas ao mesmo tempo.
Quais os produtos que uma empresa de exportação pode comercializar?
Com a definição de empresa de exportação em mente, vamos comentar sobre os produtos que ela pode comercializar. Existem muitos tipos, mas podemos dizer que eles se resumem a três grandes ramos: produtos agrícolas, tecnologias e os serviços;

Uma boa empresa de exportação pode se especializar em vender todos esses elementos ou somente em alguns específicos, vai depender das condições em que atua. O serviço de exportação brasileiro, por exemplo, se destaca pelo comércio de produtos agrícolas tais como soja, café, entre outros, devido à grande quantidade de território fértil disponível para o cultivo desses materiais.
Para que países uma empresa de exportação pode realizar suas operações?
Antes de entender essa parte, é preciso compreender o que uma empresa de exportação precisa cumprir para poder realizar sua abertura e começar a funcionar, ou seja, a parte mais burocrática. Confira aqui, uma lista de tópicos que abordam o que uma companhia que exportará produtos precisa:
- Registro na Receita Federal para obter CNPJ;
- Preparação de Contrato Social;
- Solicitar Alvará de funcionamento;
- Comparecer a uma Junta Comercial para o registro;
- Realizar a abertura de conta na Caixa Econômica Federal;
- Filiação com o sindicato que representa o setor;
- Selecionar a contabilidade desejada.
Com esses pontos citados, a empresa pode realizar a sua abertura sem problemas. Geralmente, uma empresa de exportação irá priorizar as vendas para outras que possuem parceria ou que desejam criá-la.
O grande objetivo das empresas que exportam é estabelecer o máximo de vínculos de confiança possíveis. Se usarmos como exemplo o Brasil, percebemos uma forte relação comercial com os Estados Unidos e a China, justamente por esses dois se interessarem pelos produtos produzidos nos terrenos brasileiros.
Qual o papel da empresa de exportação no processo de comércio exterior?
Uma empresa de exportação possui como função primordial a de colocar o produto desejado dentro do consumo do mercado mundial. Existem duas divisões importantes no processo de exportação: a exportação direta e indireta.

As empresas que realizam a exportação direta, lidam com todas as questões que mediam o processo, tanto as questões burocráticas, de fabricação do produto e de envio dele, sem ajuda de outra empresa.
A exportação indireta, por sua vez, caracteriza-se pelas empresas que fabricam os seus produtos e confiam a Trading Companies, companhias responsáveis pelas interações necessárias para a exportação ocorrer com sucesso.
Quais as vantagens de se trabalhar com uma empresa de exportação?
As vantagens que costumam se observar ao se aliar com uma empresa de exportação é justamente o aumento de relações internacionais, como se mencionou no segundo tópico do artigo, devido ao constante contato com os compradores, o caso das empresas que realizam exportações diretas, por exemplo.
Outro grande benefício que se observou com os trabalhos juntos a uma empresa de exportação foi o aumento dos lucros de maneira geral. Isso se dá por uma série de motivos e entre eles estão: crescimento das vendas, melhoria da qualidade dos serviços, mais incentivos fiscais e menos dependência em relação ao mercado interno.
Acredita-se que você agora saiba o que é uma empresa de exportação e como ela age dentro do mundo dos negócios. Fica aqui o convite para que você compartilhe o conteúdo em suas mídias e para visitar sempre nosso site quando precisar de informações do universo financeiro.