Quando você planeja arrendar um imóvel, deve considerar todos os pagamentos que precisam ser pagos antecipadamente.
Entre as taxas, uma muito comum são as multas por atraso, que estão normalmente estipuladas no contrato.
Esta é uma taxa legal e é aplicada pelo proprietário, desde que certas regras sejam seguidas. Quando aplicado, afetará seu planejamento financeiro, por isso é importante saber como evitá-lo.
Abaixo, saiba mais sobre o que é a multa por atraso.
O que é a multa por atraso de aluguel?
Esta é uma “penalidade” para os inquilinos. Desestimula atrasos nos pagamentos, por isso não se tornará uma prática comum em contratos de arrendamento.
As informações sobre multas, seu valor e como são cobradas devem estar nos termos específicos do contrato de locação.
Portanto, é importante analisar este documento com atenção e sempre contar com a ajuda de empresas profissionais.
A Lei do Arrendamento (nº 8.245 / 1991) não lista explicitamente a possibilidade de cobrança de mora, mas o artigo 23 estipula que o arrendatário é obrigado a pagar o aluguel e as despesas em dia no prazo prescrito.
De acordo com a lei, uma multa por atraso pode ser cobrada mesmo que o atraso seja de apenas um dia. Se você deixar de pagar antes da data de vencimento, você pode solicitar uma multa no dia seguinte.
Como a multa é calculada?
Agora que você sabe o que é uma multa, precisa entender seu valor.
A resposta é simples: o conteúdo do contrato vale o dinheiro. Isso ocorre porque o locatário tem a oportunidade de visualizar o documento e aceitar os termos.
Claro que não pode haver abusos, por exemplo, é cobrada multa de 100% de atraso, ou seja, o aluguel é pago após o vencimento.
De modo geral, esse valor é de 10% a 20% do valor do aluguel. Portanto, se o aluguel atrasar, a multa deverá ser paga junto com o pagamento.
Imagine um aluguel de 1.200 reais e uma multa de mora de 15% mais juros mensais de 1%. Se o inquilino atrasar um mês, ele deverá pagar 1.393,80 reais.
Primeiramente, a multa é aplicada ao aluguel e, em seguida, são calculados os juros.
Como evitar a multa por atraso de aluguel?
As multas podem aumentar muito o valor pago pela propriedade. Portanto, você não precisa correr o risco de incorrer nessa taxa, mostraremos algumas dicas a seguir.
Ter uma organização financeira
Antes de alugar uma casa, as instituições financeiras devem ser uma prioridade. Considerando outros custos de manutenção de imóveis e despesas normais, veja quanto você pode realmente gastar por mês. Dessa forma, caso precise pagar multas por atraso, você terá mais segurança.
Conversar com o proprietário
Caso ocorra algo imprevisto e você precise atrasar o aluguel, uma boa opção é conversar com o locador e explicar o que aconteceu de fato.
Essa é uma maneira fácil de evitar multas e correções.
Podem ocorrer situações incomuns, como despesas de emergência, problemas de pagamento de salários, assistência familiar, etc.
Nestes e em outros casos, o locador geralmente não cobra multa para evitar problemas contratuais. Para analisar a multa por atraso no aluguel, é necessária a ajuda de um corretor de imóveis.
Com o apoio de especialistas do mercado imobiliário, evitam-se cláusulas abusivas no contrato, e você terá as melhores orientações para o fechamento de uma transação.