veja como funciona a analise de viabilidade

Veja como funciona a análise de viabilidade!

Seja para avaliar pequenas empresas ou grandes indústrias, a análise de viabilidade é fundamental para determinar se um investimento deve ou não ser feito. Essa analise possui uma grande importância, pois possui a capacidade de minimizar riscos e livrar o empreendedor de investimentos ruins. 

Para iniciar ou manter um negócio, é preciso ter mais que boas ideias, é preciso estudar e ter total conhecimento sobre os recursos que você tem disponível para investir em uma determinada ideia. Assim, seja para criar ou desenvolver a sua empresa, você pode fazer uma análise de viabilidade. 

Neste post, vamos entender o que é a análise de viabilidade, veremos como ela é feita, qual o seu real objetivo e quais os seus critérios. Confira!

O que é análise de viabilidade?

Podemos definir a análise de viabilidade como um estudo que procura avaliar a rentabilidade de uma determinada empresa, produto ou serviço. Para isso, ela avalia a situação atual do mercado, a aceitação que o produto ou serviço terá e o retorno financeiro que será obtido com a aplicação da ideia. 

Sabemos que decidir é uma tarefa complicada em qualquer situação numa empresa. Por isso, a análise de viabilidade é importante tanto para empresas como para investidores que desejam saber se vale a pena fazer aplicações em um determinado produto. 

Qual o objetivo da análise de viabilidade?

O objetivo da análise de viabilidade é avaliar o retorno financeiro que um determinado produto ou serviço pode trazer. Isso não vale apenas para novas ideias, pois a análise de viabilidade também pode ser feita para analisar se um produto já existente está trazendo o retorno esperado. 

Vamos ver um exemplo. Imagine que um determinado empreendedor tem uma ideia que ele considera inovadora e resolve investir nela. Ao lançá-la no mercado, ele nota que não existe uma demanda real para aquilo que desenvolveu, por isso o retorno financeiro é baixo. 

Se tivesse feito uma análise de viabilidade, antes mesmo de investir e lançar a ideia no mercado, ele teria identificado o problema da demanda e dessa forma poderia reavaliar a sua ideia ou deixá-la de lado, optando por investir em coisas mais rentáveis.

Quais são as etapas da análise de viabilidade?

O primeiro requisito para fazer uma análise de viabilidade é ter uma ideia. É preciso saber o que você quer avaliar, seja para desenvolver um novo produto ou alterar um que já exista. Vamos ver quais são as etapas necessárias para fazer uma análise de viabilidade. 

  • Pesquise o mercado: Estude a situação atual do mercado, entenda as necessidades dos clientes e analise o seu produto pode atendê-las. Dessa forma, é possível saber  se o seu produto terá demanda; 
  • Faça um planejamento financeiro: Avalie de quanto você precisa para por a ideia em prática e compare com o retorno que o produto pode gerar; 
  • Realize testes para validar o produto: Com a ajuda de especialistas, faça alguns experimentos para entender se é possível desenvolver a sua ideia; 
  • Analise os indicadores: Utilize os KPIs (Key Perfomance Indicators) para compreender melhor a viabilidade financeira do desenvolvimento da sua ideia. 

Ao passar por cada uma dessas etapas, será possível saber se uma determinada ideia deve ou não ir para frente. 

Quais são os critérios de análise de viabilidade?

Os indicadores são fundamentais para a análise de viabilidade, são eles que determinam os critérios que definem se a ideia deve ou não ser posta em prática. Como principais indicadores nós temos: 

  • Taxa minima de atratividade: É a rentabilidade mínima que vai determinar se você deve investir nessa determinada ideia; 
  • Valor presente líquido: Representa todos os pagamentos presentes a serem realizados; 
  • Payback: O tempo que o investimento feito vai demorar para gerar lucro que cubra o valor que foi investido; 
  • Taxa Interna de Retorno: Se trata do retorno que o projeto trará. 

Com todos esses indicadores, é possível identificar quanto de retorno o projeto lhe trará e quais são as possíveis perdas. Dessa forma, o empreendedor ou investidor pode se livrar de investir em ideias que não trariam um bom retorno financeiro para seu negócio. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *