Esse valor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Além disso, a indústria possui 3 milhões de empregos diretos e indiretos. Portanto, de acordo com os dados disponibilizados, a importância dessa indústria para o Brasil é indiscutível. Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar as 5 maiores redes de supermercados do país com base no ranking Ibevar 2020.
Carrefour
O Carrefour ficou em primeiro lugar. A empresa opera as marcas Atacadão e Carrefour e é uma das empresas mais reconhecidas na forma de atacarejo e hipermercados do Brasil. O Carrefour atua em canais omni e multimodais, realizando o comércio de alimentos e não alimentos em mais de 150 cidades em todos os 26 estados e no Distrito Federal do Brasil. A empresa tem sede em São Paulo e mais de 95.000 funcionários em 2020, tornando o Carrefour um dos maiores empregadores privados do Brasil.
Além disso, a companhia possui capital aberto desde julho de 2017, sendo as ações negociadas no Novo Mercado da seção B3 sob o código CRFB3. Em 2020, a receita do Carrefour foi de 62 bilhões de reais e, com isso, voltou a liderar a lista. Porém, em 2021, com a aquisição do Grupo BIG pela empresa (terceiro classificado), esse resultado tende a ser ainda mais potencializado. Dessa forma, o Carrefour se consolidou como o maior desse segmento de mercado.
Grupo Pão de Açúcar
Em segundo lugar está o Grupo Pão de Açúcar, ou GPA. Com um modelo de negócios multiformato e multicanal, a empresa reúne algumas das mais conhecidas e valiosas redes de lojas e marcas do varejo e transporte de dinheiro, como Assaí, Compre Bem, Extra, Pão de Açúcar , além das marcas exclusivas Qualitá, Taeq, Club des Sommeliers, Finlandek, etc.
O GPA possui mais de 800 lojas físicas e líderes em e-commerce de alimentos no Brasil, com o objetivo de proporcionar aos clientes a melhor experiência de compra todos os dias, não importa quando e onde estiverem.
Em 2020, a receita da empresa foi de 61,5 bilhões de reais, ocupando a segunda posição no ranking. Porém, em 2021, o resultado do GPA pode ser bem inferior ao do ano anterior, pois a marca de caixa da empresa, Assaí, que responde por grande parte de sua receita, é parcelada.
Grupo BIG
O Grupo BIG (antigo Walmart Brasil), que atua no país desde 1995, conta atualmente com 389 unidades e mais de 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, e ocupa o terceiro lugar no ranking.
Além dos postos de gasolina, são sete marcas entre hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), shopping club (Sam’s Club) e loja comunitária (TodoDia). Em 2020, o faturamento da empresa é estimado em 24,5 bilhões de reais. No entanto, conforme mencionado anteriormente, em março de 2021, o Carrefour (classificado em primeiro lugar) adquiriu o BIG Group. O faturamento total das duas empresas em 2020 chegará a cerca de 100 bilhões de reais.
Cencosud Brasil
Quarto maior supermercado do país, o Centosud Brasil possui mais de 200 lojas e mais de 25.000 funcionários, distribuído em oito estados (Alagos, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Selgibi) , Bandeiras Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues.
A Cencosud gerencia sua cadeia de valor por meio de um modelo de negócios baseado em quatro pilares: desenvolvimento ambiental, gestão de mudanças climáticas, desenvolvimento de colaboradores e desenvolvimento sustentável, o que permite agregar sustentabilidade ao seu modelo de negócios.
Grupo Muffato
Segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Muffato é o maior supermercado da área de supermercados do Estado do Paraná e o quinto maior do País. É a única rede 100% nacional a entrar no topo cinco na indústria.
O grupo conta com 67 lojas de varejo (Super Muffato) e de transporte de dinheiro (Max Atacadista), 5 centros de distribuição e 9 postos de gasolina, possui 46 anos de história, 17.000 funcionários diretos e gerou 10.000 empregos indiretos. A rede opera em 25 cidades do Paraná e de São Paulo.
Resumo de Maiores Redes De Supermercados Do Brasil
Como você acabou de ver, esse setor representa 7,5% do PIB do país, e possui 3 milhões de empregos diretos e indiretos. Sendo assim, a sua importância é indiscutível. Entre as empresas que contribuem para esse crescimento, temos o Carrefour em primeiro lugar, com quase 100.000 funcionários, com supermercados em todos os estados brasileiros, o Grupo Pão de Açúcar, o Grupo Big, o Cencosud Brasil, e o Grupo Muffato, sendo esse último 100% nacional. Para ver matérias parecidas, acesse o Renda Brasileira!
2 respostas para “Maiores Redes de Supermercados do Brasil”
Sou de Campinas-SP. Faz mais de dois anos que não entro num supermercado para comprar, e num estabelecimento comercial para comprar, e não porque não tenha dinheiro, isso porque não uso mascara, não tenho intenção de usar. Quem compra para mim é a minha mãe, e quando vou comprar, é em um estabelecimento pequeno de bairro, em que fico do lado de fora que nem cachorro!!! Sendo que trabalho, e produzo renda para o país. A sua segurança público, e o seu hospital vem do meu bolso também- e no entanto você me trata que nem lixo!!!
Muitos acham que isso é campanha de Aids, e outros acham que é politica, a grande verdade mesmo é que manipulam os meios de comunicação como uma forma de humilhar as pessoas. SÓ QUERO TER O MEU DIREITO BÁSICO RESPEITADO como por exemplo de entrar num supermercado para comprar sem que fiquem me constrangendo, só isso