O empréstimo é algo que pode salvar nossa vida financeira e existem diversas modalidades. Inclusive, para algumas pessoas essa pode ser a única saída para se manter em dia com as contas e não criar bolas de neve.
O importante é ter ciência de que o empréstimo pode ter juros altos e a longo prazo o valor pago será muito maior do que o solicitado. Além de que dentre as modalidades de empréstimos, existem as com menos juros ou com garantias para saque mais rápido e sem análise de crédito para quem é negativado.
Neste conteúdo você vai entender tudo sobre empréstimo, para que serve, quais são as modalidades e algumas opções ideais para você.
O que é o empréstimo?
O empréstimo é uma linha de crédito, onde a instituição financeira empresta um dinheiro ao cliente com o acordo de pagamento de forma única ou parcelado com juros e impostos. Com essa modalidade popular, o consumidor pode quitar contas, pagar dívidas, comprar algo de alto valor e sem possibilidade de financiamento ou até para investimentos.
Entretanto, o empréstimo costuma ser bem incômodo para os solicitantes pelo alto acréscimo de juros que podem até triplicar o valor do empréstimo.
Para que serve o empréstimo?
Existem diversos tipos de empréstimo e financiamento que podem ser estudados com o seu e que podem ir conforme as suas necessidades. O empréstimo é uma opção de dinheiro à vista que pode ser utilizado a bem entender e ser pago em valores fixos com acréscimo de juros.
Esse valor pode ser solicitado até mesmo para quitar dívidas com o próprio banco ou com outra instituição financeira. Porém, seu valor pode variar do Score do solicitante, análise de crédito ou do seu histórico com a instituição, então não necessariamente é possível conseguir qualquer valor na solicitação de empréstimo.
Quais as modalidades do empréstimo?
O empréstimo pode ser consultado para solicitação por qualquer pessoa em alguma instituição financeira, porém na solicitação é importante entender cada detalhe sobre ele, incluindo documentos necessários, taxas e outros. Confira abaixo quais são as principais modalidades de empréstimo.
Empréstimo Pessoal
Uma das modalidades mais populares e simples é o empréstimo pessoal, pode ser solicitado a bancos e instituições financeiras para conseguir um valor rápido direto em conta.
Porém, esse empréstimo costuma ter um limite baixo e juros muito altos, assim não pode ser utilizado para adquirir grandes bens como casas ou automóveis novos. Já que o valor é baixo, variável do histórico e score do cliente e suas parcelas são fixas até o fim do contrato, diferentemente do financiamento que tende a diminuir o valor das parcelas com o tempo.
Empréstimo Consignado
O empréstimo consignado é uma opção viável para quem tem nome sujo, aposentados, pensionistas ou trabalhadores da CLT, já que seu pagamento é debitado do valor do INSS ou do salário do solicitante.
Essa modalidade também é atrativa para o banco devido à segurança. Entretanto, ela também não oferece valores muito altos, sem contar com os juros, além de ser debitado automaticamente, então em um mês mais difícil isso pode ser um problema.
Quem está negativado pode solicitar empréstimo?
Quem está negativado pode querer um empréstimo para quitar suas dívidas e essa prática é comum nos bancos, porém com o histórico de pagamentos em aberto, algumas instituições podem não aceitar esses clientes.
Por isso, opções de empréstimo com garantias podem ser a melhor opção, como o empréstimo consignado ou empréstimo que utiliza bens como garantia. O ideal é que quem está negativado busque renegociações e evite empréstimos, tanto pela dificuldade, quanto pelos altos juros que podem atrapalhar muito a longo prazo.
2 opções de empréstimo ideal
Como mencionado, existem diversas modalidades de empréstimo e eles tendem a ser uma das únicas saídas para pessoas que fizeram muitas dívidas, querem abrir um negócio rápido ou outras urgências.
O empréstimo também pode chegar a ser a única maneira para não perder bens ou ter seu nome negativado. Nesse caso, as melhores opções de empréstimo são o Empréstimo Consignado e o Empréstimo por Penhor, cujo já oferecem uma garantia e são mais simples de manter a longo prazo.
O empréstimo consignado, por exemplo, pode ter menos juros que o pessoal e o pagamento é feito de forma automática, então o cliente não corre risco de não conseguir pagar.
Já o de penhor evita a análise de crédito e permite conseguir o dinheiro do empréstimo perante entrega de bens de alto valor, como joias, quadros e outras coisas que podem ser bem vistas pelo banco, no caso de não pagamento, o banco toma para si esses bens de garantia, porém, com o pagamento em dia, esses bens voltam ao cliente ao fim do contrato.
O empréstimo com celular também é uma ótima opção para quem tem um celular em bom estado e precisa de dinheiro rápido sem muita burocracia.
Escolher um empréstimo pode ser difícil e é importante sempre analisar diversas opções para encontrar a opção ideal com os menores juros. Assim, pesquisar na internet, solicitar consultas de crédito e falar com seu gerente são atitudes necessárias para não entrar em um mau negócio e acabar criando uma dívida com um serviço com altos juros e pouco valor disponível.
Não se esqueça de sempre buscar por instituições e empresas financeiras de confiança para solicitar uma linha de crédito.