Uma unidade gestora faz parte da administração e gestão de recursos financeiros, sendo uma parte fundamental desse setor. Ela respeita todas as designações dadas pelo decreto de Lei nº 200/1967, com maior destaque nos artigos 81 e 82, respectivamente.
Essa nomenclatura é responsável por caracterizar unidades que já foram cadastradas no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Ficou interessado? Vamos conhecer um pouco mais sobre o que é a unidade gestora e quais as suas funções neste post!
O que é uma unidade gestora?
Uma unidade gestora é uma parte da administração pública responsável por implementar políticas, planos e diretrizes governamentais. Esses departamentos são geralmente encarregados de lidar com as finanças, recursos humanos, operações de logística e outras tarefas operacionais no âmbito do setor público.
Eles fornecem serviços a todos os níveis da sociedade, desde o governo federal até as cidades locais. As unidades gestoras também são responsáveis por lidar com questões específicas, como a implementação de políticas ambientais ou programas sociais.
Qual é o seu papel?
O papel da unidade gestora é gerenciar os recursos financeiros e materiais de uma organização para alcançar seus objetivos.
A unidade gestora também pode desenvolver estratégias, planejar operações e supervisionar o trabalho dos funcionários para assegurar que a empresa atinja suas metas. As principais responsabilidades incluem estabelecer orçamento, controlar custos, monitorar investimentos, identificar novas fontes de receita e implementar soluções para melhorar a eficiência operacional da organização.
A unidade gestora também pode analisar os relatórios financeiros da empresa, avaliar o desempenho das operações e tomar decisões estratégicas para alcançar seus objetivos de curto e longo prazo.
Quais são as suas funções?
A Unidade Gestora é responsável por monitorar e acompanhar o desenvolvimento de projetos, bem como gerenciar as finanças relacionadas a esses projetos.
Além disso, ela também tem a responsabilidade de supervisionar os recursos humanos envolvidos no projeto, fazendo a alocação adequada deles para que possam cumprir suas tarefas da melhor maneira possível.
Por fim, ela está encarregada de fornecer informações sobre o progresso dos projetos para os envolvidos, bem como de avaliar as necessidades e desafios desses projetos.
Como ela é estruturada?
A estrutura da unidade gestora é composta por uma direção executiva, que inclui o cargo de diretor-geral e o gabinete do diretor-geral; áreas funcionais, como finanças, recursos humanos e tecnologia da informação; departamentos específicos de serviço a clientes e outros departamentos operacionais.
O objetivo dessa estrutura organizacional é proporcionar um quadro para as atividades diárias da unidade gestora. Esse pode incluir a definição de metas, projetos e serviços para atender às demandas da organização.
A estrutura também pode incluir mecanismos internos de monitoramento para assegurar o cumprimento dessas metas e serviços. Assim, a estrutura é responsável por gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis na unidade gestora.
Ela trabalha para garantir que os recursos e informações estejam alinhados com os propósitos da empresa, permitindo que ela otimize suas operações e maximize seu potencial de crescimento.
Ou seja, a unidade gestora é fundamental para o funcionamento adequado de uma empresa, fornecendo orientação estratégica às equipes para melhorar processos operacionais, implementar novas políticas e melhorar a qualidade dos serviços.
Gostou do conteúdo? Não deixe de comentar suas experiências empresariais com o tema e compartilhar o artigo com colegas que estejam interessados em ingressar no mundo dos negócios!