Além da sede em Brasília, o Banco Central também possui nove regionais. Eles estão distribuídos em todas as regiões do país, auxiliando no fornecimento de cédulas e moedas, pesquisando as condições regionais, fiscalizando bancos e demais instituições financeiras e atendendo diretamente os cidadãos que não podem ir à sede em Brasília.
O que é o Banco Central do Brasil (BCB)?
O Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen ou BCB, é uma instituição federal autoritária (ou seja, uma entidade independente que opera sob supervisão do governo) responsável pela autoridade monetária do Brasil e está diretamente vinculado ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.
O Bacen foi criado em 1964 e tem como função principal exercer a função executiva em todos os assuntos tratados no Conselho Monetário Nacional (CMN). Em outras palavras, o banco central cumpre e faz cumprir os regulamentos e o CMN que lhe são mandatados. Por causa dessa responsabilidade, a instituição costuma ser chamada “banco de bancos”.
O papel do Bacen garante a viabilidade do sistema financeiro do país e a estabilidade das relações econômicas.
Portanto, por exemplo, qualquer instituição financeira que opere no Brasil depende de autorização do banco central para funcionar sendo supervisionada diretamente por uma instituição autoritária. Esta ação limita até certo ponto o poder dos bancos, garante que os direitos dos cidadãos sejam e sejam respeitados e também permite que as empresas do setor criem condições de concorrência mais equitativas.
Por exemplo, as fiscalizações do Bacen ao sistema financeiro também garantem que serviços como cartões de débito e compensação de cheques sejam prestados gratuitamente aos cidadãos. Outras instituições, como corretoras de valores, também exigem autorização do Bacen para operar no Brasil e são continuamente regulamentadas. Portanto, as operações nessas instituições também são muito seguras para seus clientes. O banco central tem sede em Brasília, mas possui escritórios de representação em outras capitais do país.
Contatos do Banco Central do Brasil
Esses são os contatos da sede do banco central do Brasil.
Atendimento presencial: 10h00 às 16h00, somente Brasília: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B-Ed. Sede. Brasília DF. CEP: 70074-900
Serviço de Internet: visite contacte-nos.
Serviço telefônico: Disque 145 das 8h00 às 20h00 (custo das ligações locais).
Carta: South Banking (SBS) Quadra 3 Bloco B-Sede Ed. Brasília DF. CEP: 70074-900
Devido às medidas tomadas para prevenir a propagação do coronavírus, o atendimento presencial e por carta foi suspenso. Recomendamos que você entre em contato pela Internet.
Condição jurídica do BC
O Banco Central é uma instituição autoritária de caráter especial, instituída pela Lei nº 4.595 / 1964 e Lei Complementar nº 179/2021, tem como atribuição garantir a estabilidade do poder de compra do dinheiro para garantir a estabilidade do sistema financeiro, eficiência e a competição Poder e promover o bem-estar econômico da sociedade.
Essa agência é responsável por implementar a estratégia de controle da inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e atua como secretária-executiva da agência. O CMN define a moeda do país e as políticas de crédito. Foi criado em 1964 com a mesma lei que criou o Banco Central. Atualmente, é composto pelo Ministro da Economia que o preside, pelo Presidente da British Columbia e pelo Diretor do Departamento Especial do Ministério das Finanças do Ministério da Economia.