A profissão de garçom é muito valorizada no Brasil e também em outros países. Atualmente os frequentadores de bares e restaurantes não se importam em pagar gorjetas e nem o famoso 10%, desde que tenham um bom atendimento.
O público que está acostumado a se alimentar fora de casa, está em busca de conforto e qualidade no atendimento. Portanto, se você tem interesse em trabalhar de garçom, não seja apenas mais um, se qualifique e ofereça o melhor atendimento aos seus clientes.
Preparamos um conteúdo bem bacana para ajudar você a ter ótimos resultados trabalhando como garçom. Então, se quer ser um garçom de sucesso, fique aqui, vai valer a pena!
Salário de garçom
É bem comum ouvirmos que o salário de garçom é muito bom, com certeza é sim! Mas vamos com calma! Para que um garçom tenha uma boa remuneração, ele precisa trabalhar em um bom restaurante e esse restaurante precisa repassar os 10% que um cliente eventualmente tenha pagado a ele.
Um garçom que trabalha no famoso restaurante Fasano em SP, com certeza vai ter um salário mair que um garçom que trabalha em um restaurante de comida caseira que só vende marmitex, concorda? Nada contra, é só por comparação para esclarecermos quanto ganha um garçom.
No geral, um garçom ganha em média R$ 1.600,00 por mês e esse valor pode aumentar ainda mais dependendo do região do restaurante, e também dependendo dos 10%.
Se qualifique e se esforce para trabalhar em um bom restaurante para ter um bom salário trabalhando como garçom, as gorjetas e os 10% podem fazer total diferença na sua remuneração!
Vagas de emprego para garçom
A maioria das oportunidades para garçom é oferecida para o horário noturno, por isso é importante que o profissional tenha disponibilidade de dia e horário (inclusive aos finais de semana) e goste de trabalhar a noite.
Nos sites abaixo é possível encontrar algumas vagas de emprego para garçom.
Trabalhar de garçom é compensador financeiramente, desde que esse garçom tenha um ótimo atendimento e se diferencie dos demais profissionais do estabelecimento.
Essa diferenciação dos demais colegas de trabalho, pode ser feita através de cursos rápidos, como curso de atendimento e até mesmo de etiqueta. Veja um pouco mais abaixo:
Curso para garçom
Para trabalhar como garçom não é exigido curso de especialização, onde é necessário apenas que esse profissional tenha acima de 18 anos, sem escolaridade exigida, desde que seja alfabetizado, para anotar pedidos, etc.
Para se destacar no mercado de trabalho como garçom, é necessário que o profissional se capacite e se atualize fazendo cursos e treinamentos constantes na área.
Imagina um garçom com curso de vendas para vender/indicar pratos caros aos clientes. Um ponto a mais para esse profissional, pois o faturamento do estabelecimento vai aumentar graças às vendas realizadas através desse garçom-vendedor.
Um garçom que faz cursos de vendas, etiqueta, atendimento, inglês e espanhol, pode ter um salário bem superior aos seus colegas. Aposte em sua qualificação e seja um garçom disputado por vários restaurantes.