Você sabe o que é e como fazer um Mapa Mental bacana? Confira neste post!
Mapa Mental
Nos últimos tempos as pessoas tem um enorme volume de informação para acessar através da internet, mas poucas usam essa ferramenta para saber o básico sobre determinado assunto. O mapa mental é um desses famosos temas, isso porque a procura por saber o que é e para que serve um, vem crescendo consideravelmente.
Por isso hoje trago esse artigo para mostrar de maneira simples tudo o que o mapa mental representa.
O que é mapa mental?
O mapa mental é basicamente uma ferramente que vai ajudar você a memorizar, organizar e até mesmo analisar determinado conteúdo.
O responsável por desenvolver essa ferramente foi o britânico Tony Busan, que você pode conferir em seu site. Além de ter criado essa poderosa ferramenta, ele também oferece cursos estrategicamente pensados nisso e baseados nela.
A estrutura foi pensada para facilitar o aprendizado e a organização, além é claro de ajudar e ser feito para melhorar a memorização.
Para que serve o mapa mental?
Serve para pessoas que tenham alguma dificuldade em aprender ou memorizar determinadas informações, além de ser uma ferramenta muito eficaz no que se trata de organização.
Como usar um mapa mental?
Existem várias formas de se usar um mapa mental, por isso confira abaixo uma pequena lista deles:
- Memorização: Sem dúvida essa vai ser a primeira coisa em que você vai pensar quando ouvir falar ou ler sobre mapa mental. E não está errado em pensar isso, porque ele ajuda a deixar o conteúdo organizado espontaneamente, como geralmente faz o nosso cérebro.
- Planejamento: Esta ferramenta também pode ser usada para você organizar de maneira eficiente suas tarefas.
- Estruturar projetos: Aqui é mais outro ponto positivo que essa ferramenta vai trazer para seu dia a dia, isso porque ela vai te ajudar a definir o passo a passo.
É claro que existem várias outras formas de se usar o mapa mental, além é claro de situações onde você pode claramente utilizar esse tipo de artifício, confira:
- Fazer anotações em sala de aula ou palestras;
- Achar soluções;
- Definir metas;
entre outros…
Existem vantagens em usar o mapa mental?
A reposta para essa questão é bem simples, sim existe muitas vantagens em se usar essa ferramenta. Confira abaixo:
- Facilidade em organizar e planejar;
- Memorização;
- Flexibilidade;
- Gráficos como recurso.
Entre outras, por isso é bastante aconselhado que você use mapa mental na sua vida pessoal ou profissional. O poder de te ajudar que essa ferramenta tem é bastante bom.
Afinal como pode ser feito um mapa mental?
Chegamos aqui a maior questão de todas que é a hora de fazer seu mapa mental, isso porque muitas pessoas tem uma enorme dificuldade em começar a construir um. Por isso confira algumas dicas básicas de como criar o seu:
Você precisa de alguns materiais como papel, canetas de diversas cores e borracha. Depois de tudo isso na mão você precisa seguir os seguintes passos:
- Criar o título;
- As primeiras ramificações: É basicamente as ideias principais que vão dá origem as demais ramificações;
- Ramificações seguintes: Aqui você vai conseguir colocar as metas que tiveram como base as primeiras ramificações;
- Símbolos;
- Revisar e editar.
Aplicativos para construção do mapa mental
Como nem todas as pessoas tem facilidade na hora de aproveitar o espaço do papel, ou até mesmo deixar a ferramenta organizada de maneira que ela mesmo possa entender, foram desenvolvidos alguns aplicativos que ajudam a construir sua ferramenta, veja abaixo:
- MindMeister;
- Mind Node;
- Free Mind;
- XMind;
- Coglee.
Conclusão do artigo
Vimos durante todo decorrer do artigo que você pode utilizar dessa ferramente para melhorar o seu dia a dia,além disso todos nós sabemos como a correria dos nossos dias pode ser um fator a prejudicar um pouco nossas tarefas.
Por isso ao usar o mapa como uma ferramenta de trabalho seu, ou até mesmo só para organizar seus objetivos, você vai está ajudando o seu cérebro a criar um meio fácil de planejar e executar as coisas.
Não deixe de comentar e compartilhar, leia nosso próximo artigo!