É comum haver dúvidas sobre cartão de crédito ou débito, principalmente quando estamos no começo da vida financeira ou nunca utilizamos cartões antes. Mas é importante saber que apesar de nomes parecidos, o cartão de crédito ou débito é completamente diferente um do outro.
Aprenda tudo sobre o cartão de crédito ou débito e como eles podem impactar na sua vida financeira.
Cartão de crédito ou débito: quais as diferenças?
Muita gente acaba confundindo o cartão de crédito ou débito na hora de passar ou até mesmo de solicitar ao banco. Mas de parecido, só o nome mesmo, já que esses cartões têm usos, indicações e públicos completamente diferentes um do outro.
Qual a diferença do cartão de crédito ou débito? Confira a seguir.
Como funciona o cartão de crédito?
De uma maneira simples, com o cartão de crédito é como se o banco realizasse uma compra para você e o pagamento é realizado apenas depois. O emissor do cartão também estipula um limite que você poderá usar por mês e o pagamento é realizado no mês seguinte, através da fatura.
Quais as vantagens?
Uma das vantagens do cartão de crédito é poder realizar compras parceladas. Assim, muitas vezes você consegue comprar objetos bem caros com o valor dividido em muitas vezes. Algumas empresas podem realizar o parcelamento em até 10 ou 12x sem cobrar nenhum tipo de juros por isso.
Outro ponto interessante ao realizar compras com cartão de crédito, é a possibilidade de transformar suas compras em pontos ou milhas, que podem ser transformadas em descontos, viagens e produtos.
Como o cartão de débito funciona?
O cartão de débito é como se fosse o dinheiro em espécie, mas mais seguro justamente por não andar com o valor na carteira. Com esse cartão, você pode realizar compras e ter o valor debitado de forma automática da sua conta. Diferente do cartão de crédito, com o débito só é possível realizar compras com o pagamento à vista, não existe a possibilidade de parcelamento.
Esse tipo de cartão também não tem limite, visto que o limite é o saldo disponível na conta do cliente. Ou seja, você pode gastar até o valor que tem disponível ou poderá ficar no negativo.
Quais as vantagens?
O cartão de débito também tem muitas vantagens. Uma das principais é a segurança extra que essa forma de pagamento possibilita, já que você não precisa andar com o dinheiro na bolsa e nem ter que aguardar trocos ou arriscar receber notas falsas.
Essa também é uma forma de pagamento bem prática e que é aceita em praticamente todos os estabelecimentos do mundo todo. Portanto, a facilidade é um ponto muito positivo nesse caso.
Cartão de crédito ou débito: quando usar cada um deles?
Na hora de escolher usar cartão de crédito ou débito, é preciso se atentar a alguns cuidados e fazer a escolha certa do cartão a ser utilizado. Confira algumas dicas:
Compras de valor alto
Quando necessário realizar compras de valor alto, a melhor opção pode ser apostar no cartão de crédito por conta do parcelamento.
Programa de pontos
Para quem deseja transformar suas compras em pontos e usufruir dos benefícios deles depois, realizar as compras no cartão de crédito também pode ser uma opção interessante.
Controle financeiro
Se você tem um valor determinado para gastar e não quer arriscar se enrolar, a função débito é a mais indicada, pois você consegue ter um controle maior dos seus gastos.
Ambos são fáceis de serem utilizados, mas podem acabar gerando ciladas e te deixar em apuros financeiros. Por isso, independente de ser cartão de crédito ou débito, tenha cuidado e responsabilidade para não gastar mais do que pode.