Por mais que a Europa seja repleta de países, nem todos fazem parte da zona do euro e com certeza você deve ter ficado extremamente curioso para saber o motivo, certo? Contaremos a você por que existem alguns países que não quiseram participar, e você perceberá que é uma questão muito específica e histórica.
O que é a zona do euro?
A zona do euro é uma designação que serve para ajudar na identificação dos países que fazem parte da União Europeia, e claro, utilizam a moeda euro como o principal capital do país.
Por mais que dentro da zona do euro, esta seja uma moeda praticamente usada como segunda opção, permanece como uma das mais importantes. Sabemos muito bem sobre o quão importante é, principalmente no setor socioeconômico.
Neste caso, é sempre essencial saber que a taxa de câmbio costuma variar e, os valores da conversão modificam muito. Aqui no Brasil o valor se encontra em R$ 5,42, e sabemos não haver uma previsão de baixa, uma vez que o nosso país esteja extremamente inflacionado, por conta da má gestão econômica.
Quais países fazem parte da zona do euro?
Dentro da zona do euro temos a Alemanha, Áustria, Chipre, Eslováquia, Estônia, Eslovênia, Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda, Itália, Finlândia, Grécia, Espanha, Malta, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal.
Acontece que, por mais que existam 50 países presentes na Europa, nem todos adotaram a zona do euro, portanto, você não verá metade dos nomes nesta lista. Inclusive, é muito comum que você tenha se perguntado o motivo pelo qual a Noruega e Suíça não estão na lista e logo contaremos o porquê.
Qual a moeda oficial da zona do euro?
A zona do euro tem consigo a moeda oficial Euro, que teve a sua criação exatamente há 23 anos, porém a sua circulação aconteceu apenas quase três anos depois. Em 2002, finalmente as notas de euro começaram a circular por 11 dos 17 países mencionados acima.
Isto aconteceu porque nem todos os países eram realmente adeptos da zona do euro, e apenas anos mais tarde é que Eslovênia (2007) entrou para o grupo, seguido de Chipre e Malta (2008), Eslováquia (2009) e Estônia (2011).
Quando a zona do euro foi criada?
No ano de 1999 a zona do euro foi criada, mas como te dissemos as notas de dinheiro entraram em circulação apenas anos mais tarde. Poucos países faziam parte desse grupo e, atualmente, permanecemos a ver que alguns europeus não quiseram aderir à prática.
O motivo principal para a criação da zona do euro ocorreu para fortificar toda a relação e a economia destes países, já que teriam em suas mãos uma das moedas mais poderosas do mundo.
Além disso, a sua criação teve a função de unir e melhorar a relação política entre a Alemanha e a França, pois como sabemos os dois foram rivais durante muitos anos por conta da 1° Grande Guerra e claro, da 2° Guerra Mundial que foi finalizada em 1945.
Por que alguns países não fazem parte da zona do euro
Por mais que Inglaterra, Suécia e Dinamarca estejam na zona do euro, decidiram não usar a moeda como oficial e cada país usa o seu dinheiro respectivo. Isto acontece, inclusive, com a Noruega que permanece a usar a famosa Coroa Norueguesa.
Neste caso, a Noruega tem um excelente motivo para não querer trocar a moeda, e é simples: viam a entrada para UE como uma enorme ameaça às indústrias e agricultura, juntamente da soberania do país, então preferiram ficar de fora.
“Você disse soberania? Mas não era apenas a Inglaterra que tinha um rei?” Não exatamente. A Noruega tem como o principal soberano o Haroldo V, que está na realeza desde 1991 ao substituir o seu falecido pai, Olavo V.
Fora da zona do euro também temos a Suíça que, de acordo com a própria União Europeia, é um país bem complicado de lidar. Dessa forma, é totalmente excluído deste setor com a sua própria moeda em circulação chamada Franco Suíço.
Com isso, você aprendeu mais sobre a Zona do Euro e o motivo de alguns países da Europa não fazerem parte desse grupo, se ficou mais curioso e deseja saber mais sobre a União Europeia ou a economia, leia nossos outros conteúdos que estão disponíveis.