Além de investir nos Estados Unidos é uma boa maneira de aumentar a riqueza, também permite que você more legalmente nos Estados Unidos por meio de um visto de investidor EB-5. Esta autorização é para pessoas que desejam investir aproximadamente US $ 900.000 em uma empresa dos EUA ou conduzir negócios naquele país. Siga nosso artigo para entender o que é o visto e quais são os pré-requisitos. Verifique também o guia passo a passo sobre como solicitar autorização e cuidados.
O que é o visto EB-5 de investidor?
O EB-5 é um tipo de visto de residência permanente nos Estados Unidos. Foi criado no início dos anos 1990, mas, ao contrário de outras permissões, foi criado para atrair investimentos estrangeiros para o país e criar mais oportunidades de emprego.
Geralmente, cada região autorizada tem o direito de emitir 700 desses vistos. Embora não seja uma licença exclusiva para um país específico, os chineses são a maioria das pessoas que a usam para entrar nos Estados Unidos como investidores.
Esta concessão permite que investidores, seus cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos entrem no país. No Brasil, o plano costuma ser atualizado entre agosto e setembro.
Como solicitar o visto EB-5 de investidor
Existem duas maneiras de obter um visto EB-5: investindo em uma empresa ou abrindo um novo negócio nos Estados Unidos. No entanto, em ambos os casos, o requerente deve provar que todos os seus rendimentos são legais antes de iniciar o procedimento. Portanto, siga as etapas abaixo para saber como solicitar um visto de investidor EB-5.
Pré-requisitos para adquirir o EB-5
Existem alguns pré-requisitos para solicitar um visto de investidor EB-5. O principal requisito é que o requerente invista em um investimento específico com um valor prescrito nos Estados Unidos. Como as diretrizes para este visto mudaram, os solicitantes precisam investir aproximadamente US$ 900.000 no setor de crise do país. Se você deseja iniciar um negócio nos Estados Unidos e criar pelo menos 10 empregos em dois anos, outra opção é se inscrever para US$ 1,8 milhão.
Dicas para solicitar o visto EB-5 de investidor
Ao escolher o visto de investidor EB-5 como forma de vida nos Estados Unidos, os solicitantes devem ser cautelosos com algumas empresas não confiáveis, ou seja, para atrair a atenção dos investidores com falsas promessas para ajudá-los a obter autorizações.
Portanto, é necessário avaliar o projeto em que se pretende investir e investigar alguns aspectos, tais como:
- A estabilidade da empresa;
- Se existem outros clientes;
- Perspectivas de crescimento;
- Possibilidade de perda do aplicativo.
Desta forma, você não arriscará perder seu investimento para obter um visto de permanência nos Estados Unidos e possuir seu próprio negócio.
Abra uma empresa nos Estados Unidos
A segunda opção para solicitar um visto de investidor EB-5 é abrir uma empresa nos Estados Unidos. Neste caso, o valor do investimento é superior ao da alternativa anterior, cerca de 1,8 milhões de USD. Também é necessário comprovar a origem legal dos recursos e ter um plano de implantação da empresa. Além disso, ao final do período de 2 anos, você também precisará provar que contratou 10 funcionários.
Invista em uma empresa americana
Após comprovar a legitimidade da receita, o requerente pode optar por investir em uma empresa já existente no país. Nesse caso, você precisa encontrar alguém que tenha permissão para tais recursos por meio do programa de visto EB-5. De modo geral, os projetos aprovados para obter tais recursos incluem resorts, restaurantes, apartamentos de luxo, etc. Portanto, existem dois tipos de aplicativos:
Empréstimo ou empréstimo: após a solicitação de fundos pelo investidor, se o negócio for bem-sucedido em 5 anos, o investidor tem o direito de recuperar o valor do investimento. Embora seja considerada a opção mais segura, impede os requerentes de participarem da tomada de decisões da empresa e os juros anuais a receber chegam a 3%;
Ações: embora a taxa de retorno seja mais alta, esta é a opção mais arriscada. Nesse caso, o investidor passa a ser sócio do empreendimento e, se o projeto for bem-sucedido, ele tem o direito de dividir o lucro.
Independentemente do tipo de investimento, você deve solicitar um green card temporário. Além disso, para os brasileiros, esse processo pode levar até 2 anos, e o requerente pode residir nos Estados Unidos por 24 meses. Ao final desse período, um visto permanente deve ser solicitado. Na ocasião, será realizada uma nova avaliação para verificar se os investidores atendem a todos os requisitos do plano, incluindo a criação de 10 empregos na empresa.