Há muitos tipos de investimento hoje em dia e, dentre eles, temos o Venture Capital que é o método mais perigoso, por ser feito sem saber se a empresa tem chances de crescer e fazer sucesso no ramo. No entanto, é dessa forma que muitas startups crescem no mercado e chamam atenção do consumidor final.
O que é venture capital?
O Venture Capital significa Capital de Risco, é um estilo de investimento que conta com um crescimento acelerado e alta rentabilidade nos valores investidos. Acontece que, diferente do que muitos imaginam, essa modalidade é usada regularmente por pequenas e médias empresas que precisam crescer.
Aliado ao crescimento das startups, teremos uma melhora em gestão e consequentemente, os insumos (matéria-prima) aumentarão e farão com que a sua empresa cresça exponencialmente. É justamente isto que se responsabiliza por fazer com que os lucros líquidos aumentem.
Quais são os principais investimentos em venture capital?
Saiba que os investimentos do Venture Capital ocorrem pela compra de ações ou até mesmo dos valores imobiliários. No entanto, atualmente este é o estilo de investimento mais perigoso, uma vez que pode causar perdas desastrosas ou trazer muitos benefícios a curto e longo prazo, como uma balança.
O maior diferencial do Venture Capital é permitir que a pessoa responsável por investir na sua startup participe do negócio. Sim, haverá uma enorme participação por parte daquele que investiu dinheiro na sua empresa, e até mesmo farão a sugestão de diferentes profissionais para ocuparem os cargos em aberto.
No entanto, você não precisa se preocupar, pois este é um negócio que deve crescer rapidamente, lembra? Com a ajuda de uma pessoa experiente você conseguirá fazer com que a sua organização enriqueça, chegue no meio comercial como uma das melhores do ramo e chame atenção do grande público, que é o consumidor final.
Como o venture capital funciona?
Como explicado acima, o Venture Capital trará não somente o capital necessário, mas o investidor junto para auxiliar você nessa empreitada que é começar uma empresa praticamente do zero.
Neste caso, acontecerá sim de essa mesma pessoa dar sugestões de pessoas excelentes para trabalharem no local, apresentará boas estratégias e ajudará a gerir o seu negócio.
Pense que os seus sócios terão total direito de orientar e até mesmo participar do dia a dia de sua startup. Não adianta voltar atrás, pois há muito valor investido no seu negócio e a principal ideia, de fato, é fazer com que a organização realmente cresça para atingir todos os consumidores, não é?
Quais são as vantagens e desvantagens do venture capital?
Entre as vantagens do Venture Capital, está em ter um reconhecimento maior perante o mercado, aquisição de mais insumos e se tornar igualmente competitivo para com as empresas grandes. No entanto, em tudo o que é bom existem os malefícios e, dessa forma, o investimento em questão é rodeado de riscos porque se não der certo, você pode falir.
Nem sempre será prático de acabar com todas as participações do Private Equity, que é investimento para a startup abrir o seu próprio capital. Se você mesmo assim tem o desejo de ter a sua empresa, não desista do seu sonho, mas lembre-se da importância de verificar o que será comercializado antes de a abrir.
Quais são os riscos do venture capital?
O maior risco do Venture Capital é pelo investidor e muito menos o dono saberem se a empresa crescerá e fará sucesso como o esperado. Isto faz com que esse estilo de investimento seja feito praticamente às cegas e sem saber o que esperar no futuro.
No entanto, se você está acostumado a lidar com o Venture Capital e sabe como avaliar as empresas para investir, com certeza não terá com o que se preocupar.