Venda de carro cai 25%: escassez de peças de carro causa impacto no PIB
Desde 2020 as vendas de carros vem caindo, atingindo uma situação alarmante neste mês de setembro de 2021. O setor automobilístico enfrenta uma escassez de peças, que vem resultando no aumento de preços e redução de vendas, situação extremamente negativa para os consumidores e produtores.
Queda na venda de carros e impacto no PIB: a maior crise automobilística desde 2005
O ano de 2021 vem sendo extremamente negativo para o setor automobilístico, com a falta de componentes, redução de produção de veículos e aumento de preços a crise se tornou inevitável. Os resultados de setembro foram os piores desde 2005, com uma redução de 25% em relação às vendas do mesmo mês em 2020, ano o qual já se acentuou a crise gerada pela pandemia. O impacto nas vendas vem sendo tão negativo que passou a ser um dos piores desempenhos de todos os tempos do setor automobilístico.

Todo este cenário catastrófico vem impactando diretamente no PIB, nem mesmo os setores mais bem consolidados saíram intactos frente os desafios desta crise agravada pela pandemia, e diante de todas essas dificuldades a maior parte dos consumidores estão preferindo aguardar a normalização dos preços, situação que não ocorrerá tão cedo.
Quais os motivos da crise automobilística atual?
O principal motivo de ter surgido a crise do setor automobilístico é referente a falta de semicondutores, componente essencial para o funcionamento elétrico dos carros e diversos outros produtos, como celulares e videogames. O que criou esse cenário de escassez foi a redução de escala de produção de semicondutores na Ásia por conta das restrições geradas pela pandemia e também pelo aumento de demanda de produtos eletrônicos como celulares, os quais continuam vendendo muito no período de pandemia. Além disso as produtoras Asiáticas deram prioridade para o setor de SmartPhones, entregando a maior parte da produção de Semicondutores para este ramo, em consequência os componentes vieram a faltar na produção de carros.
A escassez de produção de veículos resultou no aumento da concorrência entre consumidores, o que levou a uma subida de preços, que por consequência reduziu o número de vendas. A situação só tenderá a amenizar após a normalização da produção, tendo a entrega de semicondutores como ponto chave para a reversão de cenário.